A empresa norte-americana Nikola Motor Company (cujo nome homenageia Nikola Tesla, um gênio da eletrotécnica que morreu em 1943) acaba de apresentar nos EUA o One, caminhão movido a célula a combustível. O sistema utiliza hidrogênio para gerar a eletricidade que move os motores.
A Nikola Motor promete lançar o modelo, que tem propulsores elétricos independentes instalados nos eixos das rodas, no ano que vem. O One conta com cerca de 1.014 cv de potência e 276,5 mkgf de torque. Como comparação, o Volvo FH 750, caminhão com motor a combustão mais potente do mundo tem um seis-cilindros em linha de 16,1 litros que produz 750 cv e 362,2 mkgf.
A bateria do One tem grande capacidade e pode armazenar 320 kWh de energia elétrica. Com isso, o caminhão tem autonomia de 1.931 quilômetros.
Entre as vantagens, o modelo da Nikola Motor não gera poluentes enquanto roda. Para gerar eletricidade, seu sistema de propulsão transforma os átomos de hidrogênio e oxigênio em água, único subproduto que sai dos escapamentos.
O One também se destaca pelo visual futurista por dentro e por fora. A dianteira é “bicuda”, com os para-lamas se juntando à estrutura da carroceria. O para-brisa lembra uma viseira de capacete e forma, com a chapa das portas, um conjunto “limpo”, que contribui para a boa aerodinâmica.
A cabine é ampla e há uma cama para o motorista descansar em viagens longas. O painel tem tela sensível ao toque e os mostradores digitais ficam bem à vista do motorista.
A Nikola Motors oferecerá o One por meio de leasing por US$ 5 mil (cerca de R$ 17 mil) mensais durante 72 meses, incluindo os abastecimentos de hidrogênio e as revisões. A empresa promete ter, em 2018, 364 pontos de reabastecimento de hidrogênio para seus caminhões nos EUA e Canadá.