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Jaguar mostra esportivo F-Type renovado
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Jaguar mostra esportivo F-Type renovado

Jaguar F-Type tem nova versão intermediária de 400 cv e aplicativo que trabalha com câmeras da GoPro

10 de jan, 2017 · 5 minutos de leitura.

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 Jaguar mostra esportivo F-Type renovado
F-Type agora tem faróis com todas as luzes de LED (Full LED)

A Jaguar não foi ao Salão de Detroit, que abre as portas ao público dia 14, nos Estados Unidos, mas aproveitou a efervecência da semana para apresentar a linha 2018 do seu esportivo F-Type, que no recebeu leves mudanças no para-choque para aumentar a imponência dos novos faróis Full LED (todas as luzes de LED) na aparência do veículo.

O esportivo recebeu ainda bancos mais finos e leves e novos acabamentos cromados e de alumínio no interior, além de uma nova opção de cor para o couro que reveste assentos, volante, painel e console central. Por dentro, a novidade é a nova geração da central multimídia Touch Pro, que já foi incluída nos veículos da Land Rover, e ficou mais rápida nas respostas táteis, e oferece sistemas em tempo real de tráfego e clima.

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Graças a essa nova central e ao aplicativo ReRun, desenvolvido em parceria com a GoPro, será possível associar os vídeos gravados pelas câmeras com dados de desempenho do veículo, como velocidade, posição do acelerador, marcha, força de frenagem e força G. É parecido com aqueles quadros que surgem na tela da TV durante a transmissão da Fórmula 1 ou MotoGP, que igualmente são baseados na telemetria. Além de salvar o vídeo com os dados inseridos, será possível baixar alguns frames como uma foto no celular.

400 Sport. Além disso, a família F-Type cresceu com a chegada de uma série especial, a 400 Sport, que como o nome sugere extrai 400 cv do motor V6 3.0 Supercharged. Ela poderá ser adquirida nas variantes cupê e conversível com tração traseira ou integral, mas estará disponível apenas por um ano na linha. A 400 Sport vem com rodas de 20 polegadas pintadas de grafite e base melhorada com freios mais potentes, com discos de 380 mm na frente e 376 mm atrás.

O F-Type 400 Sport se difere das versões normais por um logo com detalhe amarelo na traseira e no spoiler no para-choque dianteiro. Por dentro há o nome da edição no console central, volante, soleiras e nos encostos de cabeça. A costura do couro é amarela para contrastar.


Além dessa versão, o F-Type manteve as versões de entrada com 340 cv e 380 cv e as R-Dynamic, que tem a aparência da R, também com o motor V6 3.0, além de duas mais esportivas a R e a SVR, ambas com o motor V8 5.0 que entrega 550 cv e 575 cv, respectivamente.

No Brasil, o F-Type 2018 é esperado para este ano, mas ainda não tem estimativa de preço.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.