
A Mercedes-Benz prepara a reestilização do seu carro topo de linha, o sedã Classe S, que deve ser apresentado durante o Salão de Frankfurt, em setembro, na Alemanha. Junto com leves mudanças visuais, o modelo terá o mais avançado sistema de direção semiautônoma da marca alemã.
Durante o Salão de Detroit, nos Estados Unidos, o chefe de desenvolvimento da Mercedes, Ola Kallenius, disse que a projeto a ser aplicado ao Classe S será o primeiro com integração entre dados dos sensores e de mapas em um carro de produção.
O sistema permitirá ao Classe S detectar uma curva e julgar se a velocidade do carro está muito alta para contornar o trecho. Se sim, o sedã irá desacelerar, tangenciar com segurança e então retomar a velocidade original.
Kallenius afirmou que ao contrário de outros modelos que têm sistemas semiautônomos, que mapeiam apenas 80% das rodovias da Alemanha e poucas estradas secundárias, o do Classe S vai funcionar na quase totalidade desses dois tipos de vias.
Além disso, o sistema poderá prever “falhas”. O exemplo usado foi em relação a uma curva de 90 graus, na qual o carro irá reduzir a velocidade até o ideal para contorná-la. Se porventura na saída da curva não houver linhas pintadas na estrada para o carro se guiar, e ele perder a referência, terá a capacidade de tomar uma decisão.
Caso o motorista fique com as mãos fora do volante mais tempo do que o permitido e ignorar todos os avisos, o sistema fará a parada total do carro com segurança, ligando todas as luzes de alerta, destravando o carro e entrando em contato com os serviços de emergência.