A Mini mostrou a versão mais potente do novo Countryman, a John Cooper Works. Com motor 2.0 turbo de 231 cv e câmbio automático de oito marchas, o mesmo conjunto dos outros JCW da gama, a versão é a mais rápida da linha Countryman, ao acelerar de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos. A tração é integral.
Visualmente, o Countryman tem o mesmo tratamento das outras versões, com rodas de 18 polegadas (as de 19″ são opcionais), parachoque com entradas de ar maiores e faixas vermelhas decorando o utilitário compacto. Por dentro, bancos revestidos de couro com costuras vermelhas e abas laterais mais pronunciadas estão presentes. Os botões cromados espalhados pela cabine são os mesmos das outras variantes do modelo.
No centro do painel, a tela de 8,8 polegadas do sistema Mini Connected domina o painel. No entanto, ela não é sensível ao toque e é comandada por um botão giratório no console, tal qual todos os modelos da Mini. O equipamento ainda se comunica com um aplicativo de celulares e pode até calcular rotas de trânsito com informações de tráfego. O modelo chegará às ruas europeias ainda no primeiro semestre deste ano e deve vir para o Brasil logo em seguida.