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Mini Countryman ganha versão mais potente
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Mini Countryman ganha versão mais potente

Variante John Cooper Works tem motor 2.0 turbo de 231 cv e vai de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos

19 de jan, 2017 · 3 minutos de leitura.

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 Mini Countryman ganha versão mais potente
Mini Countryman JCW

A Mini mostrou a versão mais potente do novo Countryman, a John Cooper Works. Com motor 2.0 turbo de 231 cv e câmbio automático de oito marchas, o mesmo conjunto dos outros JCW da gama, a versão é a mais rápida da linha Countryman, ao acelerar de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos. A tração é integral.

Visualmente, o Countryman tem o mesmo tratamento das outras versões, com rodas de 18 polegadas (as de 19″ são opcionais), parachoque com entradas de ar maiores e faixas vermelhas decorando o utilitário compacto. Por dentro, bancos revestidos de couro com costuras vermelhas e abas laterais mais pronunciadas estão presentes. Os botões cromados espalhados pela cabine são os mesmos das outras variantes do modelo.

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No centro do painel, a tela de 8,8 polegadas do sistema Mini Connected domina o painel. No entanto, ela não é sensível ao toque e é comandada por um botão giratório no console, tal qual todos os modelos da Mini. O equipamento ainda se comunica com um aplicativo de celulares e pode até calcular rotas de trânsito com informações de tráfego. O modelo chegará às ruas europeias ainda no primeiro semestre deste ano e deve vir para o Brasil logo em seguida.

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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.