O Mustang pré-reestilização vendido na Europa recebeu apenas duas estrelas nos testes promovidos pelo European New Car Assessment Programme (Euro NCAP), instituição que verifica as condições de segurança dos carros que rodam no continente. O Mustang 2017MY, versão anterior ao esportivo de visual renovado, passou de maneira “aceitável” no teste de colisões semi-frontais, e teve uma avaliação “boa” nos choques frontais completos, choques laterais, força do teto e dos descansos de cabeça e assentos.
Além disso, o carro da Ford recebeu pesadas penalidades por ausência de pré tensionador e limitadores de carga nos cintos de segurança traseiros. O resultado representa uma surpresa, pois, há alguns anos, o Mustang foi aprovado com direito a cinco estrelas nos testes da National Highway Traffic Safety, responsável por avaliar como os carros americanos estão quando o quesito é segurança. Durante o choque semi-frontal, os airbags do passageiro e do motorista não encheram o suficiente.
O choque frontal completo apresentou o risco dos passageiros do banco de trás deslizarem por baixo do cinto de segurança, deixando-os expostos a danos no abdômen em caso de acidentes no mundo real. Nas avaliações em choques laterais, a cabeça de um boneco que representaria uma criança de dez anos atingiu, devido ao impacto, a parte inferior do deflator do airbag.
A versão avaliada pelo órgão europeu, no entanto, não possui equipamentos de assistência pré-colisão e de manutenção de faixa presentes no novo Mustang, que foi apresentando nos Estados Unidos, no dia 17. A Ford comunicou que enviará o Mustang revigorado até o final do ano para o Euro NCAP.