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Porsche 911 GTS é míssil turbinado com visual avassalador
Avaliação

Porsche 911 GTS é míssil turbinado com visual avassalador

Com novo motor turbo de 450 cv e preço inicial de R$ 687 mil, versão intermediária do esportivo chega ao mercado brasileiro neste semestre

04 de fev, 2017 · 12 minutos de leitura.

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 Porsche 911 GTS é míssil turbinado com visual avassalador
Foto tirada com Moto Z Play + Hasselblad True Zoom

Nas estradas entre morros e vinícolas, e entre montanhas e o mar, ele surge como um míssil. É muito rápido em descidas, trechos planos e subidas, seguindo o trajeto com precisão impressionante, sem oscilações da carroceria ou “escapadas de traseira”. Tudo isso embalado pelo som que é uma verdadeira música para os ouvidos de quem gosta de superesportivos: o do motor de seis cilindros boxer biturbo, com 450 cv de potência.

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A versão GTS não é a mais potente da linha 911, honra que cabe à Turbo S, mas a opção intermediária da linha é a que mais transmite sensação de esportividade por causa do visual da carroceria e dos detalhes internos. O 911 GTS, cuja nova geração chega ao Brasil até o fim deste semestre, terá tabela entre R$ 687 mil e R$ 763 mil, dependendo da carroceria (cupê, targa ou conversível) e tração (traseira ou nas quatro rodas, identificada pelo “4” logo após o nome) – confira a lista de preços completa abaixo.

Todas as versões estarão disponíveis do Brasil. Avaliamos a cupê em pista, na Cidade do Cabo, e a conversível (Cabriolet), em trechos urbanos e rodoviários. As duas estavam equipadas com sistema de tração nas quatro rodas. Além delas, há também a Targa.

Como nos demais modelos da linha 911, o GTS agora traz dois turbos para soprar seu motor de 3 litros, que substitui o aspirado da geração anterior. O seis-cilindros tem 20 cv a mais que o do modelo antigo e é 30 cv mais potente que o da versão Carrera 4. O destaque é o torque, de 56,1 mkgf disponíveis a apenas 2.150 rpm, que oferece respostas brutais desde as baixas rotações – no 911 GTS anterior, o desempenho ficava melhor a partir das 3.500 rpm.


O resultado é que o novo carro tem comportamento nervoso em retomadas feitas a partir de velocidades baixas, como nas saídas das curvas travadas dos trechos em que foi avaliado. As respostas a partir de rotações altas também impressionam, como foi possível comprovar no Autódromo de Kellarney, que tem poucos trechos de retas, mas sem curvas travadas (dessas que exigem grande redução de velocidade).

Para auxiliar o motor na missão de impulsionar esse icônico míssil, há o câmbio de sete marchas e duas embreagens, rápido e versátil. A caixa automatizada entrega comportamentos distintos conforme a preferência do motorista, que pode escolher entre um carro levemente mais calmo ou totalmente nervoso por meio do botão giratório na parte direita do volante.


As opções são: condução normal, esportiva (Sport) e superesportiva (Sport+). O dispositivo altera, além das respostas do câmbio, a entrega de potência do motor e o comportamento da suspensão e dos sistemas eletrônicos de controle de estabilidade e tração.

A Sport+ é para ser usada em pista ou trechos cheios de curvas, para quem gosta de dirigir sempre no limite. Em condução mais despretensiosa, essa opção chega a incomodar depois de algum tempo, porque o barulho do motor fica alto demais.

Isso ocorre porque nesse modo de condução a ordem é trabalhar sempre em alta rotação. Por isso, o câmbio fica constantemente segurando marchas, o que aumenta o nível de ruído.


VEJA OS PREÇOS
911 GTS Carrera – R$ 687 mil
911 GTS Carrera 4 – R$ 721 mil
911 GTS Carrera Cabriolet – R$ 729 mil
911 GTS Carrera 4 Cabriolet – R$ 763 mil
911 GTS Carrera 4 Targa – R$ 763 mil

Ronco forte. E por falar em barulho, não é por ter turbinas que o som do motor desse Porsche ficou abafado. O seis-cilindros urra alto tanto para quem está dentro quanto para os ouvidos de quem está fora do carro.

O resultado é proposital. A Porsche instalou, exclusivamente na versão GTS, um sistema nas saídas duplas do escapamento que permite limitar a ação dos filtros que reduzem o som emitido pelo motor.


Além disso, ao acionar os modos Sport ou Sport+, membranas vibratórias ligadas ao sistema de exaustão projetam o ronco do motor para dentro da cabine. “Mas não há nada falso. É o barulho real do propulsor, em uma versão amplificada”, diz o chefe do projeto de motores da gama 911, Dietmar Geisse.

Equilíbrio. Um dos destaques da nova geração do 911 é a estabilidade. Na anterior, a combinação de tração e motor traseiros deixava o carro com uma pegada mais indomável, gerando as famosas “traseiradas” quando o motorista pressionava o pedal do acelerador com força. Agora, esse comportamento, que ocorria até nas versões 4×4 (dependendo do nível de auxílio eletrônico ativado), é menos frequente.


A principal razão do equilíbrio aprimorado é o eixo traseiro direcional. Com o carro a até 50 km/h, o sistema gira as rodas de trás no sentido oposto ao das dianteiras. Acima desse limite, elas giram no mesmo sentido. Com isso, as respostas da direção ficaram mais diretas.

Mesmo levando o 911 Carrera 4 GTS próximo ao limite, em pista de testes, seu comportamento se manteve estável, respondendo instantaneamente aos comandos do volante. Em trecho de serra, com a assistência eletrônica à estabilidade reduzida, a versão conversível também transmitiu segurança ao volante, sem sair de traseira.

Uma característica apreciada pelos entusiastas da esportividade é o fato de o 911 ser um carro bastante comunicativo.


motorista consegue perceber claramente o trabalho sendo feito por cada um dos vários sistemas, como a suspensão. A posição de guiar, bem baixa, amplifica essa sensação.

Estilo. No visual, a versão GTS é pura esportividade. Assim como as demais opções da linha, a intermediária recebeu retoques leves, mas traz detalhes que chamam mais a atenção, como os faróis escurecidos e a cor preta das rodas (de 20”) e da faixa entre as lanternas traseiras.

Na versão conversível, o teto de lona, acionado eletricamente, garante boa dose de charme. A cabine traz combinação de couro, alcântara, alumínio e fibra de carbono, ressaltando a esportividade do carro – que também está presente nos bancos do tipo concha e no conta-giros centralizado no painel.


Diferentemente do novo Panamera, que usa e abusa de comandos sensíveis ao toque, o 911 manteve os diversos botões no console central, que remetem a carros de competição. Uma das novidades é a tela do sistema multimídia (compatível com Apple Car Play), que deu um toque de modernidade ao interior do GTS .

FICHA TÉCNICA

Motor – 3.0, 6 cilindros, 24V, biturbo, gasolina
Potência – 450 cv a 6.500 rpm
Torque – 56,1 mkgf a 2.150 rpm
Câmbio – Automatizado, sete marchas
0 a 100 km/h – 3,7 segundos
Velocidade máxima – 306 km/h
Comprimento – 4,53 metros
Altura – 1,29 metro
Peso – 1.585 quilos


FONTE: PORSCHE

VIAGEM FEITA A CONVITE DA PORSCHE


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