Depois de ser apresentada no Salão de São Paulo no ano passado, a segunda geração do Panamera começou a ser vendida no Brasil. Substancialmente melhorado em relação ao primeiro Panamera, o esportivo de luxo chega em três versões, 4S, 4S Executive e a de topo Turbo. Os preços partem de R$ 758 mil e as primeiras entregas devem ocorrer nas próximas semanas, já que o modelo estava em pré-venda desde o Salão de São Paulo.
A versão Executive tem o entre-eixos alongado em 15 cm e é baseada na 4S de entrada, que tem um motor V6 turbo de 2,9 litros com 440 cv. O câmbio é um novo automatizado de dupla embreagem com oito marchas, que envia força para as quatro rodas. O Panamera Executive custa R$ 807 mil.
Já a variante de topo, Turbo, tem um V8 4.0 biturbo com 550 cv, capaz de levar o modelo de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos. A velocidade máxima chega a 306 km/h. Apesar do foco em alto desempenho, o V8 tem sistema de desativação de cilindros e é menor e mais leve que o motor usado na geração anterior, o que, segundo a Porsche, reduziu o consumo de combustível do modelo. O câmbio é o mesmo do 4S, com oito marchas. O Panamera Turbo custa R$ 981 mil.
Comum a todas as versões é a suspensão a ar, que pode ser elevada com um comando no painel, ou controlada automaticamente de acordo com o modo de condução selecionado. Outro item presente no modelo é o eixo traseiro direcional, vindo do esportivo 911. O sistema, um opcional de R$ 10.347, esterça as rodas levemente na direção oposta à das rodas da frente para dar agilidade em manobras de baixa velocidade, ou para o mesmo lado em regimes mais elevados. Comportamento que dá mais estabilidade ao carro em mudanças de direção.
Por dentro, o Panamera está bem diferente do modelo antigo. A cabine é dominada por um console central elevado, que concentra comandos de praticamente todas as funções. Boa parte dos botões é sensível ao toque, o que pede alguma atenção no acionamento, já que é fácil apertar o botão errado com o carro em movimento. Mas não é difícil acostumar com o funcionamento. Há ainda teto solar panorâmico em todas as versões.
O cluster de instrumentos tem duas telas configuráveis de sete polegadas, com um conta-giros analógico ao centro. Elas podem mostrar informações do computador de bordo, GPS e sistema de som, por exemplo. No entanto, a estrela do interior é a central multimídia de 12 polegadas, de uso simples e muitas funções.
Atrás, os bancos são individuais, limitando a capacidade do modelo para quatro passageiros. No centro, um console traz vários comandos, como os do ar-condicionado traseiro e sistema multimídia.
A Porsche ainda oferece alguns opcionais para o modelo. Itens como o sistema de som mais poderoso, da marca Burmeister (R$ 30.900), e discos de freio de cerâmica a R$ 51.796, podem encarecer bastante a fatura, capaz de passar facilmente de R$ 1 milhão na versão Turbo. Segundo a marca, são mais de 100 itens disponíveis para o Panamera, que pode ser montado por encomenda de acordo com as especificações de cada cliente.
Quem quiser ainda pode personalizar o carro com itens da linha Tequipment, com itens como saídas de escapamento especiais e mais cores e revestimentos internos. Há ainda fones de ouvido sem fio com cancelamento de ruídos, soleiras de porta, racks de teto, pinças de freio coloridas e vários outros detalhes.
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Porsche Panamera 2017
A segunda geração do Porsche Panamera chega ao País no final do ano, durante o Salão do Automóvel, em novembro. Há três novos motores, o 2.9 V6 de 440 cv, o V8 4.0 de 550 cv e o turbodiesel V8 4.0 de 422 cv, sempre com tração integral e câmbio automatizado de oito marchas
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