Como se não bastasse ser o primeiro Volvo a ter para-brisa laminado (o vidro não estilhaça nem solta), o PV444 jornalista Carlos Guimarães é o antecessor do modelo PV544, que “inaugurou” o cinto de segurança na indústria automotiva. Com atributos como esses, o jornalista não hesita em dizer que o exemplar fabricado em 1956 é um dos melhores veículos para encarar ruas e estradas.
Racional e simples, o projeto – feito de 1947 a 1956 – era ideal para 1944 (quando foi apresentado), em um período em que a Europa sofria com a Segunda Guerra Mundial. Seu motor a gasolina de 1.414 cm³ produz 40 cv de potência.
No interior, destacam-se a alavanca do câmbio (de três marchas) longa e a do freio de estacionamento, embaixo do painel. Há bom espaço para quatro ocupantes. “Como no sofá de casa”, diz Guimarães. Para ele, rodar com o 444, um dos primeiros com cinto de segurança de dois pontos, “é quase um dever.”
“Como todos os carros com mais de 30 anos, este Volvo é cheio de histórias. Gosto de saber que mostro um pouco da indústria automotiva às novas gerações”, diz o colecionador, que comprou o carro há cinco anos. Ele já estava em perfeito estado. O hodômetro marca pouco mais de 8 mil quilômetros. “É um antigo bem novo”, brinca Guimarães.
Veja o vídeo deste Volvo 444:
FOTOS: SÉRGIO CASTRO/AE