Um dos precursores do segmento de utilitários-esportivos de luxo, o Land Rover Range Rover entrou para a lista dos veículos “quarentões”, nesta quinta-feira. Lançado em 17 de junho de 1970, o jipão inglês destacou-se justamente por reunir a robustez do “irmão” Defender (bom de terra) ao requinte e conforto de modelos urbanos.
A receita provou ser um sucesso com a longevidade da primeira geração do Range Rover, mantida em linha por mais de duas décadas – até 1994. Naquele ano, a Land Rover apresentou o projeto P38a, que conservava os traços de seu predecessor, assim como o motor V8. O novo utilitário ficou maior e ainda mais confortável.
A terceira geração foi lançada em 2001 e agregava diversos equipamentos de conforto. O visual mais esportivo, só veio em 2005 com a primeira variante do modelo, batizada de Range Rover Sport.
Essa opção tornou-se a mais vendida da gama, segundo informações da fabricante. Ela era oferecida com motores 3.0 V6 turbodiesel, 3.6 V8 biturbo a diesel e 5.0 V8 Supercharged a gasolina. A versão convencional (aqui chamada Vogue) só tinha os propulsores “maiores”.