Em uma tarde ensolarada, a Avenida Europa (repleta de lojas de carros de luxo) parou para olhar o superesportivo cor de laranja passar. Até o dono de uma Ferrari 360 Modena se esticou para apreciar o Gallardo LP570-4 Superleggera, que será a estrela da Lamborghini no Salão do Automóvel de São Paulo. O carro italiano tem preço sugerido de R$ 1,7 milhão e foi avaliado pelo JC.
Trata-se do modelo de topo: o mais leve, potente e caro da linha que, assim como os “irmãos” leva o nome de um touro. Com 1.340 kg (peso de um hatch Ford Focus 2.0), é o Lamborghini de rua mais leve à venda – 70 kg mais “magro” e 10 cv mais potente do que o Gallardo LP 560-4, no qual é baseado.
A combinação com o motor V10 de 5,2 litros e 578 cv e o câmbio automatizado de seis velocidades são exatos 2,31 kg por cv. Assim, não chega a ser espantoso o fato de a barreira dos 100 km/h ser vencida em meros 3,4 segundos, partindo da imobilidade – o velocímetro marca até 340 km/h. Tudo ao som do estrondoso ronco que sai dos quatro escapes e faz o carro tremer. O propulsor é posicionado longitudinalmente e fica atrás do motorista. Daí a sigla LP, que em italiano designa longitudinal posterior. E a sinfonia toca bem ali, ao pé do ouvido.
Assim como a direção extremamente direta, o acelerador é tão sensível que basta um leve toque para o Superleggera tracionar. As respostas são tão brutas que resultam em trancos. Toda vez que se pisa no pedal da direita o corpo é empurrado contra o banco. Por falar nisso, esqueça regulagem de altura e do encosto. Os assentos, do tipo concha, são rígidos e deslizam apenas para frente e para trás. Já o volante pode ser ajustado em altura e profundidade.
Confira a galeria de fotos do modelo:
https://www.flickr.com/photos/galeriajt/s…