Nícolas Borges
Recém-lançado no País, o Tiida Sedan não deve se transformar em um estouro comercial. Aliás, a Nissan não tem essa pretensão e prevê vendas de 200 unidades mensais. E foi assim, de forma discreta, que ele venceu o comparativo com o Polo Sedan.
O três-volumes mexicano se destaca por ser um médio com preço de compacto premium, como é o modelo da VW. O Tiida é vendido em versão única tabelada a R$ 44.500, enquanto o Polo parte de R$ 45.720 na configuração de entrada, 1.6, com transmissão manual.
Mais longo, alto e largo, o Nissan tem maior amplitude na cabine. Quem vai no banco traseiro é que percebe mais isso. Três adultos de porte médio se acomodam bem, com muito espaço para os ombros e um latifúndio para as pernas. Já o Polo é um tanto apertado.
No motor, o sedã feito no México também leva a melhor pelo tamanho. Com 1,8 litro e 16 válvulas, rende até 126 cv, 23 cv a mais que o 1.6 8V cv do VW. Os dois são flexíveis.
Outro destaque do Tiida é o câmbio manual de seis marchas, uma a mais que o Polo. A relação extra permite rodar com o propulsor girando mais baixo, com maior economia, principalmente em estrada. E com as duas primeiras marchas bem curtas, o Nissan acelera mais que muito carro enfeitado para parecer esportivo.
No acabamento da cabine, ambos se equivalem, com o uso extensivo de materiais simples, como plástico duro. Contudo, se não há luxo, ao menos a impressão é de qualidade.
O Polo só vence mesmo no visual. Mesmo com suas linhas gerais lançadas em 2002 (e reestilizadas em 2005), o VW é bem mais agradável aos olhos. Os volumes são suaves e harmônicos, ao contrário do Tiida, que parece uma gambiarra em cima da já pouco atraente versão hatch.