Luís Felipe Figueiredo
Com o Uno chegando cada vez mais perto no ranking de vendas, o Volkswagen Gol acaba de receber o reforço da versão Rallye, a partir de R$ 40.370. Ao menos neste comparativo, a opção com apelo visual aventureiro do líder do mercado, disponível apenas com motor 1.6 de até 104 cv, foi melhor que a Way do Fiat, que custa desde R$ 32.480 com seu 1.4 de até 88 cv. Pesaram a favor do VW o fato de ele ser melhor de dirigir, graças ao motor mais forte, ao acabamento aprimorado e ao conjunto mecânico superior. O Fiat é mais barato, mas nem de longe oferece a mesma qualidade dinâmica do rival.
O câmbio do Uno também não tem os mesmos engates precisos dos do Gol. Seu motor é mais áspero e faz aumentar o nível de ruído a bordo – o que também revela o pior isolamento acústico. O Fiat só se sobressai ao rodar na terra, por ter acerto de suspensão mais macio para lidar com pedras e valetas. É também a única situação em que seus pneus de uso misto mostram utilidade real (em geral aumentam a aspereza ao rodar). Eles o ajudaram a subir a ladeira enlameada e chegar ao local em que foi feita a foto acima. O Gol sofreu e quase ficou pelo caminho, com seus pneus para asfalto – algo curioso em um carro com visual “fora de estrada”.
Cobertura e recheio
Nos dois carros os penduricalhos que os deixaram com jeito de aventura trouxeram aumento de peso. O Fiat engordou menos, apenas 15 quilos. O Gol recebeu 42 quilos. Por causa disso, o Uno teve o diferencial encurtado em relação ao da versão Attractive, de entrada. O Volkswagen não mudou o câmbio para lidar com o peso extra, mas seu desempenho piorou em relação à configuração da qual deriva – inclusive por causa da piora na aerodinâmica.
Entre os itens de série, a lista do Gol Rallye é mais recheada que a do Uno Way 1.4. Há até sensor de estacionamento. Mas faz falta o ar-condicionado, um pecado no caso de um carro que passa dos R$ 40 mil. O item é opcional, oferecido em pacote por R$ 3.510. Com ele o preço do VW sobe para R$ 43.880. O Uno com os mesmos equipamentos fica R$ 4.999 mais em conta, já com o ar-condicionado.
Confira aqui a galeria de imagens deste comparativo.