LUÍS FELIPE FIGUEIREDO
Há cerca de um ano o Fiat Punto ganhou motores E.torQ, o que garantiu sua vitória sobre o Volkswagen Polo em comparativo feito à época. Desta vez é o VW que traz mudanças, após longos quatro anos sem alterações. Além do retoque visual, há mais itens de série – com aumento na tabela. Mas essas mudanças não foram suficientes para dar ao Polo a vitória neste tira-teima.
Mais uma vez, o Punto se saiu melhor. O visual do Fiat vai mudar no próximo ano. A reestilização será inspirada no europeu Punto Evo.
Equipado com motor 1.6 flexível de até 103 cv, o hatch VW ficou R$ 1.500 mais caro. Agora parte de R$ 44.390 na versão de entrada, a mais vendida. Essa configuração traz equipamentos como freios ABS e dois air bags, entre outros.
O Punto Essence vem com o propulsor 1.6 16V flexível de até 117 cv. Ele ficou mais barato em relação ao modelo que participou do comparativo em 2010 e tem tabela de R$ 42.690, redução de R$ 1,5 mil. Em contrapartida, perdeu o toca-CDs com leitor de MP3, que passou a ser opcional vendido a R$ 959.
Equivalentes no acabamento (as alterações nesse quesito foram mínimas no Polo, quase o mesmo desde 2007), os hatches equivalem-se em desempenho, com pequena vantagem para o Punto. O Fiat oferece melhor acerto de suspensão (mais equilibrada entre esportividade e conforto) e posição de dirigir. Seu motor, além de superior em potência, é mais suave em funcionamento.
O Volkswagen responde com a primorosa caixa de câmbio, que oferece engates perfeitos. Seu propulsor tem mais vivacidade no trânsito urbano.
Além do visual, a Volkswagen mexeu no Polo onde mais precisava: a lista de equipamentos de série. Na versão de entrada o hatch traz air bag duplo, freios ABS, sensores de estacionamento na traseira, ar-condicionado e toca-CDs com leitor de MP3 e entrada USB.
Mas peca em quesitos simples, como na oferta de vidros elétricos. Opcional, o item está em um pacote que inclui travas e retrovisores elétricos e chave tipo canivete, entre outros, a salgados R$ 3.960.
O Punto ficou mais em conta em relação ao ano passado, mas oferece menos de série e perdeu itens. Quem quiser freios ABS e air bag duplo (de série no Polo), pagará caro. Vendidos juntos por R$ 2.617, o cliente deve combiná-los a outro pacote, o que acrescenta R$ 425 (no mínimo), totalizando R$ 3.042.
No ranking de vendas o Punto dá um baile no Polo. O Fiat registra quase quatro vezes o número de unidades emplacadas do rival, conforme dados da Fenabrave, federação que reúne as associações de concessionárias do País.
Nas cotações de seguro há pequena vantagem para o Volks, que se desfaz quando são comparados os preços de itens de manutenção, mais em conta para o Fiat.
As fotos foram feitas com a versão Sportline 1.6 do Polo.