Pelo quinto ano consecutivo, elegemos os melhores carros no Brasil. Para chegar aos campeões de 16 categorias, comparamos 161 veículos. A única restrição foi o preço sugerido. Entram na disputa apenas modelos com tabela de até R$ 100 mil. Também escolhemos o carro do JC, o melhor entre os concorrentes na opinião do time de jornalistas.
Os critérios para apontar os vencedores são os mesmos utilizados nos comparativos publicados regularmente. Avaliamos aspectos como preço, equipamentos de série e opcionais, conjunto mecânico, acabamento, custo de manutenção e seguro, entre outros.
Focus, o supercampeão
Ele é bem superior a seus rivais e um dos projetos mais modernos produzido no Mercosul. Traz atributos como boa dirigibilidade, acabamento requintado para o segmento e ampla lista de equipamentos. Tem custo-benefício excelente. Por tudo isso, o hatch Focus derrotou os campeões em outras 15 categorias e levou o título de carro do JC deste ano.
Quando chegou ao País, em 2008, a atual geração do modelo argentino já reunia quase todos esses atributos, mas tinha uma falha imperdoável para o mercado brasileiro: seus motores eram só a gasolina. O problema foi resolvido no fim do ano passado, com a chegada do propulsor 1.6 16V Sigma. O 2.0 se tornou bicombustível em março.
Os principais méritos do Focus são a modernidade de seu projeto e a superioridade de seu conjunto sobre os rivais. No segmento que reúne veteranos como Chevrolet Astra e Fiat Stilo, até no desenho o Focus se sobressai. E o Ford não para de evoluir: sua próxima geração deve chegar ao País em 2012.
Confira a imagem e as informações sobre o campeão de cada segmento:
Assista ao vídeo do making of: