Entre os veículos expostos no Challenge Bibendum, evento no Rio de Janeiro que reúne veículos “verdes”, está o Audi A5 Super Leve, versão que teve o peso aliviado em 120 kg em relação à opção “normal”. Sua carroceria é de alumínio e o capô, de fibra de carbono.

A5 ficou 120 kg mais leve. (Foto: Divulgação)
Mais interessante, no entanto, é motor: o quatro-cilindros de 2 litros, com turbo e injeção direta, de 180 cv, é flexível – pode rodar com gasolina e/ou álcool em qualquer proporção.
Uma vantagem é dispensar o tanque auxiliar para partida a frio. Mais moderno, o sistema é semelhante ao do VW Polo, fornecido pela Bosch, em que há aquecedores na galeria de injeção para elevar a temperatura do etanol antes e durante a partida. Tudo é feito eletronicamente, sem influência do motorista.
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Esse motor está sendo testado no A4 no Brasil e na Suécia. Será oferecido no País no fim de 2011, possivelmente no hatch compacto A1.