A japonesa Toshiba anunciou nesta quarta-feira 23 que fabricará motores elétricos nos Estados Unidos a partir de 2012 para os veículos híbridos do grupo Ford. As companhias devem ampliar em 2011 uma planta que a Toshiba possui no estado americano do Texas. O objetivo é produzir já a partir do ano que vem. O volume de produção deve chegar a cerca de 120 mil motores elétricos anuais, informou a empresa japonesa em comunicado.
No mesmo ano, a americana Ford espera iniciar a produção em massa de seus modelos híbridos (que combinam motores a combustão e elétrico). A Ford se unirá assim aos dois fabricantes japoneses líderes em
veículos híbridos: Toyota e Honda, que há vários anos desenvolvem e fabricam seus próprios sistemas de propulsão elétrica.
A Toshiba designou o setor automobilístico como uma de suas áreas de crescimento e espera aumentar sua participação em motores elétricos além de sua aliança com Ford. O grupo japonês tem experiência na produção de motores para trens de alta velocidade, elevadores e equipamento industrial, o que
poderia ajudar em sua ampliação das operações no setor automobilístico. A japonesa já fornece baterias de lítio para a Honda e negocia um contrato semelhante com a alemã Volkswagen.