Como se mede a potência de um motor? Qual é a origem do termo cavalo-vapor? Por que há diferença entre hp e cv? JOÃO GASPAR, CAPITAL
A ferramenta usada para calcular a potência de um motor é o dinamômetro. Há o de rolo, no qual o veículo “roda” e a medição é feita nas rodas motrizes, e o de bancada, em que o motor é instalado e a medição, feita isoladamente.
O nome cavalo-vapor, utilizado no sistema métrico para indicar potência, teve origem na década de 1790, na Inglaterra. Foi quando surgiram os motores a vapor.
James Watt, a quem é creditada a invenção, foi quem definiu que 1 cavalo-vapor seria a potência para elevar uma massa de 75 kg a uma altura de 1 metro em 1 segundo, ilustrando sua ideia com um cavalo realizando a tarefa.
O nome em inglês é horsepower (hp), força de cavalo, que aqui se vê como cavalos de força. Em francês é cheval-vapeur (cv), de onde veio a expressão para o português. A diferença entre hp e cv existe por causa de uma aproximação da definição de Watt.
É que 33.000 lbf-pé (libra-força.pé) por minuto, ou 1 hp, equivalem a 550 lbf.pé por segundo e estes correspondem a 76,04 m.kgf por segundo no sistema métrico. Quando esse valor foi arredondado para 75 m.kgf por segundo para definir 1 cv, surgiu a diferença de 1,39%. 76,04 / 75 = 1,0139. A potência em cv é sempre maior que em hp.
Você tem alguma dúvida técnica? Envie a pergunta com seus dados para o JC: e-mail: jcarro.jt@grupoestado.com.br ou telefone: 3856-2233