TIÃO OLIVEIRA
Considerado como o mais importante salão de automóveis dos EUA, a mostra de Detroit abrirá ao público apenas no dia 14 de janeiro, mas as fabricantes já começam a revelar algumas de suas atrações. Por ora, os principais destaques são “estrangeiros”, mas as marcas locais devem investir forte para mostrar que se recuperaram da crise de 2008.
Entre as novidades norte-americanas, a Dodge apresentará o ressurgimento do Dart, que volta após 36 anos do fim da produção nos EUA. O sedã, que chega como parte da linha 2013, usa arquitetura do Alfa Romeo Giulietta. Será o primeiro modelo do Grupo Chrysler feito sobre a base de um veículo de marcas do Fiat, ao qual pertence.
Outro Dodge com novidades é o Caliber. O modelo estreia o motor Fiat 1.4 MultiAir turbo com potências entre 102 e 175 cv. A Lincoln levará o MKZ e a Cadillac mostrará a linha 2013 do ATS. Rival, nos EUA, de sedãs lemães como Audi A4, BMW Série 3 e Mercedes-Benz Classe C, o ATS entra na era do downsizing. Trará o novo motor quatro-cilindros com turbo. Já a versão de topo, ATS-V, terá o V6 3.0 de 385 cv.