Enquanto a maioria das montadoras se prepara para o Salão de Detroit (EUA), a partir do próximo sábado, a Índia tenta chamar a atenção do mundo e inicia o calendário de eventos automotivos do ano com a feira de Nova Délhi. Aberta ao público hoje, é palco da estreia do primeiro carro mundial desenvolvido pela Ford do Brasil, o novo EcoSport.
As marcas locais estão se esforçando para tirar os holofotes do utilitário-esportivo da Ford. Caso da Bajaj, que apresenta o RE60, o concorrente direto do supereconômico Tata Nano.
E por falar em Tata, a maior marca da Índia levou suas duas controladas Jaguar e Land Rover para tentar atrair as atenções no salão. Por causa da mostra indiana, a dupla inglesa nem vai participar de Detroit. Elas não levaram nada de novo. Estão expostos carros que já foram mostrados em eventos anteriores.
Da própria Tata Motors, há o protótipo Safari Storme, um utilitário-esportivo. No evento há até um esportivo 100% “India”, o DC Avanti.
Entre as “estrangeiras”, japonesas e sul-coreanas marcaram presença. A Hyundai promove a estreia da minivan conceitual HexaSpace. Da Suzuki, a principal novidade em Nova Délhi é o crossover XA Alpha.
Bajaj – O RE60 traz motor de 20 cv e estrutura semelhante à de triciclos. Tem 2,75 metros e custa 1,7 mil (cerca de R$ 4 mil).
DC Design – O DC Avanti é um esportivo indiano que que pode ter motor de 406 cv.
Tata Motors – Proprietário da Tata, Ratan Tata e Cyrus Mistry, vice-presidente da marca, mostram o Safari Storme, novo utilitário da marca.
Suzuki – O presidente da empresa, Shinzo Nakanishi, revela o XA Alpha Concept, jipinho com base no Swift que será feito em 2014.
Hyundai – Presidente da montadora, H. W. Park esteve na apresentação da Hexaspace Concept, perua com três fileiras de bancos.