RAFAELA BORGES
Detroit (EUA) – A edição 2012 do Salão dos EUA está bem realista e voltada ao mercado local. No Cobo Center, que abrirá ao público no sábado, os principais destaques são das donas da casa Ford, Chrysler e GM.
Da primeira, a estreia mais reluzente é da segunda geração do Fusion (foto acima). O sedã, que lembra um Focus maior, poderá ser visto nas ruas brasileiras.
Outro que deve vir ao País e o Dart, da Dodge, marca que pertence ao Grupo Chrysler, que, por sua vez, é controlado pela Fiat. Há chance de o carro ser feito no México e vendido no Brasil com o logotipo da fabricante italiana.
O sedã chamou tanto a atenção que ofuscou o modelo conceitual 700C. O protótipo de sete lugares antecipa linhas dos próximos Chrysler e é forte candidato a sucessor da Town e Country.
Da General Motors, as principais atrações são os conceitos Code 130 e Tru 140S. Este dá pistas de como deverá ser a versão cupê do Chevrolet Cruze.
O presidente da GM, Dan Akerson, diz que o foco da empresa mudou. A aposta no público jovem justifica a redução do tamanho dos carros.
Das estrangeiras, os destaques da segunda-feira são alemães. A Mercedes-Benz promove a estreia mundial do novo SL, a Porsche mostra a versão conversível do 911 e a Audi levou o Vail, uma prévia do Q3.
Viagem feita a convite da Anfavea