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Passeio de quadriciclo na Serra da Cantareira a R$ 80
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Passeio de quadriciclo na Serra da Cantareira a R$ 80

Oferecido pela T3 Adventure na Pedreira do Dib, a aventura começa com um treinamento. "Há um trecho para as pessoas entenderem como é a condução", explica o dono da empresa, Fernando Henrique Freitas, que só depois inicia a trilha, leve e ideal para...

19 de jun, 2010 · 2 minutos de leitura.

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 Passeio de quadriciclo na Serra da Cantareira a R$ 80
Passeio de quadriciclo

Viviane Biondo

Andar de quadriciclo pela primeira vez já era uma aventura para a publicitária Samarah Almeida. O que ela não esperava era poder superar poças de água e muita lama bem perto do centro da capital, na Serra da Cantareira, zona norte.

“Pensei que não conseguiria acompanhar o grupo (de cinco pessoas). Comecei na garupa, mas quando tomei coragem, a cada trecho que andava, entendia melhor como guiar.” Ela até já ensina técnicas para pilotar o Can-Am Bombardier de 250 cm³. “A curva tem de ser feita bem aberta.”

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Passeio de quadriciclo

Oferecido pela T3 Adventure (4419 3040) na Pedreira do Dib, por R$ 80, o passeio começa com um treinamento. “Há um trecho para as pessoas entenderem como é a condução”, explica o dono da empresa, Fernando Henrique Freitas, que só depois inicia a trilha, leve e ideal para iniciantes.

Para o administrador Nilson Notari Filho, que já havia andado de quadriciclo, o melhor foi ver a esposa, Carla, pilotar pela primeira vez. “No fim do passeio foi como uma vitória”, afirma ele. “A pilotagem lembra a de carros”, diz Carlo Collet tricampeão da categoria no Rali dos Sertões.


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Jornal do Carro
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Carros elétricos estimulam busca por fontes de energia renovável

Energia fornecida pelo sol e pelos ventos é uma solução viável para abastecer veículos modernos

19 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

eletromobilidade é uma realidade na indústria automotiva e o crescimento da frota de carros movidos a bateria traz à tona um tema importante: a necessidade de gerar energia elétrica em alta escala por meio de fontes limpas e renováveis. 

“A mobilidade elétrica é uma alternativa para melhorar a eficiência energética no transporte e para a integração com as energias renováveis”, afirma Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

O Brasil é privilegiado em termos de abundância de fontes renováveis, como, por exemplo, a energia solar e a eólica. “É uma boa notícia para a transição energética, quando se trata da expansão de infraestrutura de recarga para veículos elétricos”, diz o professor. 

Impacto pequeno

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Brasil tem condições de mudar sua matriz energética – o conjunto de fontes de energia disponíveis – até 2029. Isso reduziria a dependência de hidrelétricas e aumentaria a participação das fontes eólicas e solar.

Mesmo assim, numa projeção de que os veículos elétricos poderão representar entre 4% e 10% da frota brasileira em 2030, estudos da CPFL Energia preveem que o acréscimo no consumo de energia ficaria entre 0,6% e 1,6%. Ou seja: os impactos seriam insignificantes. Não precisaríamos de novos investimentos para atender à demanda.

Entretanto, a chegada dos veículos elétricos torna plenamente viável a sinergia com outras fontes renováveis, disponíveis em abundância no País. “As energias solar e eólica são intermitentes e geram energia de forma uniforme ao longo do dia”, diz o professor. “A eletromobilidade abre uma perspectiva interessante nessa discussão.”

Incentivo à energia eólica

Um bom exemplo vem do Texas (Estados Unidos), onde a concessionária de energia criou uma rede de estações de recarga para veículos elétricos alimentada por usinas eólicas. O consumidor paga um valor mensal de US$ 4 para ter acesso ilimitado aos 800 pontos da rede. 

Segundo Delatore, painéis fotovoltaicos podem, inclusive, ser instalados diretamente nos locais onde estão os pontos de recarga

“A eletrificação da frota brasileira deveria ser incentivada, por causa das fontes limpas e renováveis existentes no País. Cerca de 60% da eletricidade nacional vem das hidrelétricas, ao passo que, na Região Nordeste, 89% da energia tem origem eólica.”

Híbridos no contexto

Contudo, a utilização de fontes renováveis não se restringe aos carros 100% elétricos. Os modelos híbridos também se enquadram nesse cenário. 

Um estudo do periódico científico Energy for Sustainable Development fala das vantagens dos híbridos, ao afirmar que suas emissões de gases de efeito estufa são inferiores às do veículo puramente elétrico.

“Os veículos híbridos possuem baterias menores, com proporcional redução das emissões de poluentes. Essas baterias reduzem o impacto ambiental da mineração dos componentes necessários à sua fabricação. Os resultados demonstram que a associação de baterias de veículo que usam biocombustíveis tem efeito sinérgico mais positivo”, conclui o documento.