FOTO: CLÁUDIO TEIXEIRA/AE
Passar com o carro “de lado” na lombada ou acionar os freios com força para tentar escapar de um buraco é pior do que encarar esses obstáculos de frente. Segundo o analista do Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi) Gerson Burin, o primeiro erro compromete a estrutura da carroceria. “Além de desalinhar a direção, com o tempo provoca torção e até trincas.”
Já manter o pedal do freio acionado, travando as rodas, impede que o sistema de suspensão cumpra seu papel, que é o de absorver impactos contra o piso. “Ao frear sobre o obstáculo, todo o peso é transferido para a frente. Isso aproxima o veículo do solo e a ‘pancada’com o assoalho é direta”, diz o gerente de engenharia da sistemista Monroe, Nilton Duraes.
Além dos amortecedores, que sofrem folgas e até travamentos, os pneus podem sofrer cortes e as rodas, danos.
O instrutor de pilotagem Aldo Piedade dá dicas para evitar prejuízos nesses casos. Se der tempo, o ideal é frear sem forçar muito o pedal e reduzir as marchas. Manter os pneus calibrados também é importante. “Na pressão ideal, eles não são comprimidos, o que evita a deformação.”
Ao se deparar com o obstáculo, o motorista deve frear pouco e tirar o pé do pedal ao atingi-lo. “As rodas têm de estar alinhadas. Jamais deve-se virar o volante de forma brusca, pois há risco de o carro entrar na contramão ou atingir motociclistas.”
Reparo caro
Levantamento feito pela Linces Vistoria com veículos com, em média, oito anos de uso, apontou que 15% apresentavam torções na carroceria. Em casos leves, é possível fazer o reparo em empresas especializadas.
Na New Force Car (2294 6384), na zona leste, o serviço parte de R$ 1 mil. Reparar amortecedores varia de R$ 500 (Fiat Palio) a R$ 1.800 (Honda Civic) na Bom-Brek (2950-4265), na zona norte.