DIEGO ORTIZ, DE PARIS
Tradicionais fabricantes de modelos com tração traseira, a BMW e a Mercedes-Benz se renderam a carros com força no eixo da frente. E são veículos com essa configuração que as montadoras alemãs devem produzir no Brasil na segunda metade da década.
A BMW apresenta no Salão de Paris – que abre as portas ao público amanhã – o protótipo Active Tourer, que dará origem a seu primeiro carro com tração dianteira. É este modelo, um hatch com jeitão de monovolume, que a marca fará na América Latina.
Segundo um executivo da BMW, a decisão sobre o local de sua planta na região será anunciada em quatro semanas. O Brasil tem prioridade, mas vai depender das regras do novo regime automotivo – cujo anúncio ele espera para hoje. O “plano B” da empresa é o México.
A Mercedes-Benz está animada para construir outra planta de automóveis no Brasil – a marca já fabricou em Juiz de Fora (MG) o Classe A de primeira geração e o CLC, mas ambos saíram de linha. Desta vez, o carro escolhido é o sedã CLA, baseado no Concept Style Coupé e com estreia marcada para o Salão de Detroit (EUA), em janeiro.
A produção deve começar em 2015. Depois, a marca pretende fazer no País o utilitário derivado da mesma plataforma – exclusiva para carros com tração dianteira -, rival do BMW X1.
O local da fábrica brasileira não foi definido. E, dependendo das regras do novo regime automotivo, a Mercedes pode transferir esses planos para o México.
Viagem feita a convite da Anfavea