MARCELO FENERICH
Em vez de revestido de carpete, o piso do Pavilhão de Exposições do Anhembi, na zona norte, bem que poderia ser coberto de terra. Várias montadoras apresentam no Salão do Automóvel seus veículos com tração integral. Muitos já estão à venda e outros chegam em breve ao mercado. Há ainda algumas versões preparadas para competições fora de estrada e protótipos que chamam bastante a atenção.
(Confira a fan page do Jornal do Carro no Facebook: https://www.facebook.com/JornaldoCarro)
Destes, um dos exemplos é o Troller TR-X. Criado pelo chefe de Design da Ford do Brasil (proprietária da marca), João Marcos Ramos, o jipão conceitual passa a ser feito em série em Horizonte, na região metropolitana de Fortaleza, em 2013.
De acordo com fontes ligadas à fabricante, o modelo terá componentes emprestados da picape Ranger, como suspensão e esquema elétrico. Seu preço estimado é de R$ 95 mil.
A francesa Renault mostra o DCross. Esta versão equipadíssima do Duster 4×4 foi concebida pelo centro de design da marca na América Latina.
No estande da Toyota há uma picape recheada de acessórios. Preparada pela Chroma, trata-se de uma Hilux SRV 2011 com rodas de 15 polegadas, pintura da cor laranja brilhante, molduras pretas e diversos faroletes auxiliares.
Para ficar ainda mais robusto e pronto para encarar qualquer trilha fora de estrada, o utilitário traz molas e amortecedores da marca Iron Man na suspensão dianteira. Atrás há novos feixes de mola, além de jumelos maiores, snorkel e pneu “lameiros” de 35”. Com isso a picape ficou 50 cm mais alta que a “normal”.
Dos modelos de série, um dos destaques é a versão brasileira do Suzuki Jimny. O modelo ainda está sendo feito na nova fábrica em Itumbiara (GO), como havia sido anunciado anteriormente. Desde setembro, o jipinho é fabricado em Catalão (GO), na planta da Mitsubishi, parceira da Suzuki no País. O utilitário-esportivo nacional começa a ser vendido em janeiro.
A Jeep destaca o Grand Cherokee, que ganhará em 2013 uma versão turbodiesel V6 3.0 de 241 cv. Também mostra a configuração SRT, com o V8 6.4 de 478 cv.