GUILHERME WALTENBERG
Ar, óleo e combustível são essenciais para o bom funcionamento do motor. Os filtros servem para garantir que os integrantes desse trio cheguem ao destino sem impurezas – a troca deve ser feita de acordo com o indicado pelas montadoras e custa entre R$ 100 e R$ 300 nas empresas consultadas.
Segundo o analista técnico do centro de experimentação e segurança viária (CESVI) Felício Felix, se os filtros não forem trocados, em casos extremos o motor pode até fundir.
Ar
Responsável por impedir que partículas sólidas contaminem a mistura de ar e combustível, deve ser trocado, em média, a cada 10 mil km. Em caso de uso severo, como em veículos que rodam muito por trechos de terra, esse prazo tem de ser reduzido. Felix alerta que não se deve “limpar” a peça. “Jogar ar apenas danifica o filtro.”
Óleo
Fica acoplado ao motor. Segundo Felix, se não estiver em boas condições, há risco de formação de borra e entupimento da linha de lubrificação do propulsor. Com o atrito haverá maior desgaste das peças móveis, que podem até quebrar.
Combustível
Instalado entre o tanque e o sistema de alimentação, impede que a sujeira chegue aos bicos injetores ou carburador. Felix afirma que se houver obstrução do fluxo, a bomba pode pifar.
Serviço
Trocar os filtros do carro é rápido e o custo é relativamente baixo. Na Estopa Auto Mecânica (3871-3229) os três elementos mais óleo do motor de modelos 1.0 sai por R$ 300. O mesmo serviço parte de R$ 100 na Chevy (3875-7099) e de R$ 105 na Dakar Auto Center (3961-0345).