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Atenção redobrada na estrada
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Atenção redobrada na estrada

No fim do ano o movimento nas rodovias aumenta e, com isso, cresce também o número de acidentes. "Nesse período muita gente viaja, o que torna necessário redobrar a atenção", diz o diretor da Abramet, Dirceu Rodrigues Alves Júnior

23 de dez, 2011 · 3 minutos de leitura.

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 Atenção redobrada na estrada

MARCELO FENERICH

No fim do ano o movimento nas rodovias aumenta e, com isso, cresce também o número de acidentes. “Nesse período muita gente viaja, o que torna necessário redobrar a atenção”, diz o diretor da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), Dirceu Rodrigues Alves Júnior.

Para quem vai pegar a estrada, o especialista recomenda que o motorista se posicione corretamente ao volante e descanse a cada duas horas. “Com a postura correta, é possível guiar por mais tempo sem se cansar. É preciso fazer o sangue circular por todo o corpo. Para isso, a cada parada, o ideal é fazer pequenas caminhadas e se alongar.”

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Analista técnico do Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi), Gerson Burin lembra que os faróis devem estar sempre acesos e o pisca-alerta só deve ser acionado com o carro parado. “Se for acionado com o veículo em movimento, pode assustar quem vem atrás.”

Outras dicas:

Peso “morto” aumenta o consumo de combustível e o risco de acidentes. Não deixe nada solto no carro


Se o pneu furar, não entre em pânico. Mantenha o volante firme e vá freando bem devagar

Respeite os limites de velocidade das vias e, em caso de chuva ou neblina, ande mais devagar

Nunca dirija com sono. Se o cansaço “bater”, pare em local seguro e durma por pelo menos uma hora


Mantenha distância do veículo à frente. Jamais ultrapasse quando houver faixa contínua

Em caso de pane na estrada, coloque o triângulo a pelo menos 50 metros do veículo


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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.