Rafaela Borges
Por R$ 39.700, dá para levar para casa um sedã compacto com motor a gasolina de 108 cv, porta-malas com 490 litros e equipado com ar-condicionado, direção hidráulica, som, trio elétrico, air bags e freios ABS. A procedência? China. Trata-se do JAC J3 Turin, modelo recém-lançado que cumpre o que promete.
Carro para pequenas famílias, o sedã acomoda bem duas crianças no banco de trás. Até dá para levar adultos, mas nesse caso o espaço para as pernas é um tanto restrito. No bagageiro, cabem quatro malas pequenas ou três médias. A quantidade de porta-objetos na cabine não é grande, mas suficiente.
A qualidade do acabamento interno é condizente com o que se espera de carros dessa faixa de preço. Os materiais de revestimento parecem um pouco defasados, mas não ruins. Detalhes que imitam alumínio dão um toque contemporâneo ao sedã.
Com duas pessoas a bordo, o motor 1.4 se destaca. Com cabeçote de 16 válvulas, oferece desempenho equivalente ao de alguns 1.6 nacionais. Ele dá agilidade ao J3 Turin no trânsito urbano, com boas arrancadas e retomadas de velocidade. O câmbio é um tanto impreciso e poderia ter engates mais fáceis, mas isso não chega a incomodar.
Com o sedã carregado – com dois adultos, duas crianças e quatro malas pequenas -, o propulsor não dá conta do recado. Resiste à pressão do pé no acelerador e o conta-giros demora a subir. O motor começa a gritar e o ruído incomoda na cabine.
A JAC informa que foram alterados amortecedores e molas. Ainda assim, o J3 é molengão. Chacoalha em alta velocidade, mas não chega a passar insegurança em curvas.