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Chery QQ tem fôlego surpreendente
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Avaliação

Chery QQ tem fôlego surpreendente

Confira a avaliação do modelo chinês, que chega ao mercado nacional nos próximos dias para ser o carro mais barato do País, a R$ 22.990. O Chery anda bem para um veículo equipado com motor 1.1 de 68 cv, mas também tem muitos defeitos comuns aos carros...

30 de abr, 2011 · 4 minutos de leitura.

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 Chery QQ tem fôlego surpreendente

(Fotos: Sérgio Castro/AE)

Rafaela Borges

O subcompacto Chery que chega em breve às lojas será o carro mais barato do Brasil. Trata-se do chinês QQ, que estreia no mês que vem por R$ 22.990, valor R$ 230 menor que o do atual detentor do título, o Fiat Mille duas-portas.

Enquanto o modelo nacional vem “pelado”, o asiático traz de fábrica o recheio básico de seus irmãos à venda aqui: ar-condicionado, direção hidráulica, freios ABS, air bags frontais e por aí vai. E sua carroceria é de quatro portas.

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O comportamento do carrinho chinês surpreende. Como pesa apenas 890 kg, parece que tem motor mais eficiente que o 1.1 a gasolina que gera só 68 cv. Como comparação, o 1.0 flexível do Gol G5 produz 76 cv com etanol. E o Volkswagen tem oito válvulas, ante as 16 do do QQ.

O Chery não perde fôlego em subidas e embala rápido. Nas retomadas, não é preciso fazer muitas reduções no câmbio manual, que tem cinco velocidades. O engates são um pouco ruidosos e os motoristas mais afoitos podem ter dificuldade de engatar uma ou outra marcha. Mas isso não incomoda muito.


Rebarba atrás do volante pode até ferir dedos do motorista

Então, tudo é festa com esse pequeno chinês? Nem tanto. Há aspectos negativos que podem incomodar o consumidor. A começar pelo insuportável ruído do motor a partir das 2.500 rpm. É de enlouquecer. E o propulsor começa a reverberar na cabine logo que se dá a partida.

Nas cinco unidades disponíveis para avaliação havia várias peças mal encaixadas tanto por dentro quanto por fora. Em todas, o espaço entre a tampa do capô e o para-choque era muito maior do lado direito do que do esquerdo. E atrás do volante, à direita, há uma rebarba que pode ferir os dedos do motorista.

Atrás cabem apenas dois adultos, que podem ficar com as pernas apertadas

O QQ é essencialmente urbano. Por ser 14 cm menor que Fiat Mille, é fácil de estacionar em vagas apertadas. No banco de trás, cabem dois adultos, que ficarão com as pernas apertadas se tiverem mais de 1,65 metro de altura.


Não dá para entrar com “sede” em curvas. As rodas de 13” e o centro de gravidade alto fazem a carroceria inclinar muito.

Rodas de 13 polegadas atrapalham o comportamento em curvas


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