A segunda geração do Volkswagen New Beetle acaba de ser apresentada. Suas vendas começam nos EUA no segundo semestre. Presente no Salão de Buenos Aires (que vai até dia 26), ela deve chegar ao Brasil no ano que vem. E já se fala na versão conversível, que seria lançada nos EUA entre o fim de 2012 e o início de 2013.
A ilustração abaixo, feita pela agência Carparazzi com base em informações de fontes ligadas à VW, que mostra como será o modelo de capota retrátil.
Possivelmente com teto de tecido, mais barato e fácil de acomodar do que o rígido (como o do VW Eos), o Beetle conversível terá as mesmas opções de motor do modelo “normal”. Isso inclui o 2.0 TSI de 211 cv que também está no Jetta, por exemplo. Entre as opções de câmbio haverá o DSG, caixa automatizada de seis marchas com dupla embreagem.
Será a revitalização dessa opção aberta, já oferecida pelo New Beetle de 2001 a 2005.
Logo após virá uma versão mais apimentada do modelo feito no México: o Beetle R, equipado com o motor 2.0 turbo com injeção direta e 270 cv. Será também a segunda vez que o “besouro” tem uma opção de sangue quente. De 2001 a 2003 houve a série especial (apenas 250 unidades) chamada RSi, que tinha o motor VR6 de 225 cv e tração integral.
No Beetle R, estima-se que a tração será apenas dianteira.