Além de silencioso e não poluente, um automóvel movido a eletricidade também pode ser rápido. Baseada na Alemanha, a divisão de competição Motorsport da montadora japonesa Toyota instalou um motor do tipo em um modelo de pista para demolir o tempo de volta, para carros elétricos, do mítico circuito alemão de 20,8 km de Nürburgring.
O recorde anterior, de 9min1s338, caiu para 7min47s794. O ponto de partida foi o inglês Radical. Pequeno e leve, ele recebeu um propulsor elétrico de 280 kW (equivalente a 381 cv) de potência e 81,6 mkgf de torque. Essa força o faz ir de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e atingir 260 km/h.
O motor é alimentado por uma bateria de cerâmica de lítio, de 520 V e 41,5 kW/h. Só ela pesa 350 kg, mais de um terço da massa total de 970 kg do veículo, batizado de Toyota Motorsport EV P001.
Assista abaixo ao desempenho do carro, pilotado pelo alemão Jochen Krumbach. É quase bizarro ver tanta velocidade com tão pouco barulho (fora o zumbido do motor e os ruídos de vento e pneus) .