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Jipinho Subaru XV chega ao Brasil por R$ 115 mil
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Jipinho Subaru XV chega ao Brasil por R$ 115 mil

TIÃO OLIVEIRA FOTO: WERTHER SANTANA/ESTADÃOAs autorizadas Subaru do País já estão vendendo o XV, crossover mostrado aos brasileiros durante o... leia mais

09 de jan, 2013 · 3 minutos de leitura.

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 Jipinho Subaru XV chega ao Brasil por R$ 115 mil

TIÃO OLIVEIRA
FOTO: WERTHER SANTANA/ESTADÃO

As autorizadas Subaru do País já estão vendendo o XV, crossover mostrado aos brasileiros durante o Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro. O novo modelo é importado do Japão e tem preço sugerido de R$ 115 mil.

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O jipinho, lançado no Salão de Nova York (EUA), em abril do ano passado, é baseado no Impreza. Mas recebeu importantes alterações tanto na carroceria quanto no chassi.

O XV tem 4,45 metros de comprimento, 1,78 metro de largura e 2,64 metro de distância entre os eixos. Essas dimensões são muito próximas às do Kia Sportage, um de seus principais concorrentes.

O motor é o boxer, 2.0, quatro-cilindros, com comando variável de abertura das válvulas de admissão. A potência é de 150 cv e o torque máximo, de 20 mkgf, surge às 4.200 rpm.


A versão disponível no Brasil tem câmbio automático CVT (de relações continuamente variáveis), que no modo manual simula seis marchas. O sistema de transmissão inclui ainda tração 4×4 por demanda.

Entre os itens de série há controles de tração e estabilidade, ABS e um dispositivo que “corta” o funcionamento do motor se os pedais de freio e o acelerador forem pressionados ao mesmo tempo.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.