MILENE RIOS
Belo Horizonte – O Tiguan é um dos poucos modelos vendidos pela Volkswagen no Brasil afetado pelas novas alíquotas de IPI. Com reestilização visual e mais itens de série, a linha 2012 do utilitário-esportivo fabricado na Alemanha chega às concessionárias brasileiras por R$ 110 mil. Antes da alta do imposto, a marca havia anunciado que a tabela seria de R$ 105.350.
Mas, a despeito da tabela salgada, há boas notícias. Como os sinais de amadurecimento, que incluem retoques na carroceria, novos equipamentos e garantia de três anos. Essa cobertura é inédita para a marca no Brasil.
No visual, mudam a grade dianteira, que traz dois frisos cromados duplos, além dos para-choques e das lanternas traseiras. Na cabine, a novidade é o revestimento dos bancos e a tela colorida no painel.
Passam a fazer parte do pacote de série itens como conexão para iPod e Bluetooth, aletas para troca de marchas no volante (antes eram opcionais) e detector de fadiga do motorista.
Como opcionais há partida do motor sem uso da chave e a nova geração do Park Assist, que ajuda a estacionar em vagas paralelas e a 90°. A lista inclui ainda bancos de couro, ajuste elétrico do assento do motorista, teto solar, faróis de xenônio com LEDs e sistema de navegação integrado. Até o fechamento desta edição o preço da versão de topo não havia sido definido.
O bom conjunto mecânico não mudou. O motor 2.0 com injeção direta de gasolina e turbo, que gera 200 cv, é mais do que suficiente para mover o jipinho.
As respostas ao pedal da direita surpreendem. O torque de 28,5 mkgf surge a 1.800 rpm. Ponto também para o câmbio automatizado de seis marchas.
No fora de estrada, a tração 4X4 dá conta do recado. Controles de tração (ASR), estabilidade (ESP), freios ABS e seis air bags são oferecidos de série.
O espaço é bom para motorista e passageiro. Atrás, três pessoas viajam com espaço limitado para os ombros.
Viagem feita a convite da Volkswagen