
RAFAELA BORGES
FOTOS: NISSAN/DIVULGAÇÃO
Um mês após a chegada do March, a Nissan lançará no Brasil o segundo produto da plataforma do hatch, o sedã Versa. O modelo tem como destaque o espaço interno e a agilidade proporcionada pelo motor 1.6 16V, de até 111 cv.
Feito no México, estará nas lojas em meados de novembro a R$ 35.490, preço da versão S, com air bag duplo e direção com assistência elétrica, entre outros itens. O ar-condicionado eleva a tabela para R$ 37.990.
Por R$ 39.990, a versão SV, intermediária, acrescenta equipamentos como vidros e travas elétricos e sistema de som multimídia. A de topo, SL, que avaliamos, traz freios ABS, rodas de liga leve e faróis de neblina. Sai por R$ 42.990.
Graças ao sistema de variação da abertura de válvulas, o motor pode funcionar como um 8V conforme a situação. A principal vantagem é que ele não perde fôlego em baixa rotação, o que significa que mantém o carro esperto nas retomadas de velocidade. No trânsito urbano, não é preciso reduzir marchas – o câmbio manual tem cinco – o tempo todo.
E por falar em transmissão, ela é um pouco melhor que a do March. A primeira não é tão barulhenta quanto a do hatch.
Houve evolução na suspensão. Quem viaja atrás sente pouco os impactos com o solo, a não ser que o piso seja muito irregular.
Em relação ao March, o entre-eixos foi alongado. São 2,6 metros, igual ao do Renault Logan e do médio Toyota Corolla. Espaço para as pernas dos ocupantes é o que não falta. Porém, o Versa é estreito. Três adultos ficam com os ombros apertados no banco de trás. O porta-malas leva 460 litros.
Quantos aos comandos, as alavancas de ajuste da altura do volante e do encosto dos bancos dianteiros são mal posicionadas e difíceis de usar. O acabamento da versão SL tem alguns detalhes cromados, mas no geral é bem parecido com o do March. Na unidade avaliada, a tampa do porta-luvas estava mal encaixada.
O Versa chega para brigar com as versões 1.6 de Fiat Siena, Ford Fiesta Rocam, Volkswagen Voyage e Renault Logan, entre outros sedãs compactos.