MARCELO FENERICH
Como parte da reestruturação da Chrysler no País, a Dodge passa a oferecer o Journey com o novo motor Pentastar 3.6 V6, que gera 280 cv. São 95 cv a mais que o propulsor antigo do veículo, 2.7 V6. “Irmão” do Freemont, que a Fiat lançou neste ano no Brasil, o modelo mexicano tem preços entre R$ 97.500 (versão SXT) e R$ 107.900 (RT).
Por ser grandalhão (tem 4,88 metros de comprimento e 1,87 metro de largura) e pesado (1.981 kg), o Journey ficou bem melhor com o motor novo. Basta pressionar levemente o acelerador para que o V6 responda com eficiência e faça o crossover ganhar velocidade rapidamente. De acordo com a fabricante, são 8 segundos para ele ir de 0 a 100 km/h. A velocidade máxima é de 208 km/h.
Para melhor aproveitar o motor, o escalonamento e a relação final das marchas da transmissão automática de seis velocidades, com opção de comando sequencial, foram alterados. Isso, segundo a Dodge, permite menor consumo de gasolina. Com tanque de 77,6 litros, o crossover tem autonomia máxima de 993 km, ainda de acordo com informações da fabricante.
A suspensão, independente nas quatro rodas, também foi recalibrada para garantir mais conforto aos ocupantes. Aliás, as irregularidades do asfalto são quase que imperceptíveis. Além disso, o pacote de segurança é muito bom: de série há seis air bags, controle eletrônico de estabilidade – que integra controle de tração e sensores anticapotamento – e freios a disco nas quatro rodas com ABS.
Ao desdobrar a segunda e a terceira fileiras de bancos, consegue-se uma área de 1.908 litros para carga. O banco do meio é reclinável e tem “assento de elevação” para crianças. Há também duas “gavetas” no assoalho, para armazenar objetos.