TEXTO E FOTOS: MILENE RIOS
Sant’Agata Bolognese, Itália – Tão restrito quanto a produção da Lamborghini – média de três modelos por dia – é o espaço dentro da fábrica que abriga a história da marca italiana.
O museu em Sant’Agata Bolognese, entre as cidades de Bolonha e Modena (a mesma região onde estão as sedes de Ferrari, Maserati e Ducati), “guarda”alguns dos modelos mais exclusivos, arrojados e barulhentos do mundo.
No térreo estão os primeiros esportivos produzidos por Ferruccio Lamborghini, a partir de 1963, como o 350 GT e o 400 GT.
O andar de cima traz os conceitos exóticos, como Miura Concept, feito em homenagem aos 40 anos da fabricante. A experiência na F-1 também tem destaque com um Lola Larousse (1989) e o Minardi M191,pilotado pelo brasileiro Christian Fittipaldi em 1992. Confira os destques:
– COUNTACH
O 1º esportivo a superar 300 km/h ganhou em 88 uma edição por seus 25 anos
– MIURA
Feito de 1966 a 1972, é até hoje um dos ícones do design italiano
– LM 002
Primeiro utilitário da marca foi feito para militares. Tinha motor V12 de 450 cv
– DIABLO GT
Sucessor do Countach, ele lembrava carros de pista e chegava a 338 km/h
– REVENTÓN
Suas linhas de avião de caça inspiraram o Aventador, sucessor do Murciélago
– ESTOQUE
Único cupê quatro portas já mostrado pela Lambo ficou só no conceito