Em sua 26ª edição e celebrando 50 anos de existência, o Salão do Automóvel de São Paulo nunca foi tão grande. Seja em expositores, área, modelos e tendências. Quem visitar o Pavilhão de Exposições do Anhembi (zona norte) a partir de amanhã verá de tudo, carrões de sonhos, protótipos “ecológicos” e novos populares.
O evento também marca o anúncio de mais uma fábrica no Brasil, a da Suzuki. A marca japonesa, que já vende modelos importados aqui, produzirá o primeiro veículo, ainda não definido, em 2013.
Segundo informações da empresa, a unidade será em um Estado onde haverá segundo turno para governador. É provável que seja em Goiás, onde o representante da companhia no País produz vários modelos da Mitsubishi (em Catalão).
Há ainda a invasão dos carros chineses. Além de marcas que já atuavam aqui, como Chery, Chana, Hafei, Jinbei e Lifan, há a JAC, que promete iniciar as vendas em março, e a Brilliance, cujos carros acabam de desembarcar no País.
As chinesas, embora sejam numerosas, não conquistaram um espaço de destaque no Salão. A maioria ocupa a área secundária do pavilhão, ao lado de fabricantes de acessórios.
Diferente das marcas que expõem modelos difíceis de se ver nas ruas do Brasil, como Aston Martin, Bentley, Bugatti e Lamborghini. Neste ano os supercarros deixaram o evento mais interessante.
Marcas já consagradas no País também têm carrões de sonhos em seus estandes. É o caso de Audi R8 Spyder, Porsche 911 GT2 RS e Ferrari 599 GTO. Já a Mercedes-Benz promove a estreia mundial do SLS AMG GT3, série limitada a 80 unidades, com motor de 600 cv.
A Toyota investe na sustentabilidade, com protótipos elétricos, como o Prius Plug-in. Ele pode ser recarregado na tomada, assim como o Leaf, da Nissan, à venda nos EUA e Europa até o fim do ano.
O Salão vai de amanhã até 7 de novembro. Os ingressos custam R$ 40 e o estacionamento, R$ 25.
JC reformulado
A edição de amanhã do Jornal do Carro, com a cobertura completa do Salão, será muito especial. Há atualizações visuais e novas seções. Entre elas está a Boa Compra, que uma vez por mês trará um comparativo para ajudar o leitor a escolher o modelo mais adequado à sua necessidade. Já a seção Moto, tradicional na edição de sábado, passa a ser fixa também às quartas-feiras.
Colaborou Nícolas Borges