O estúdio Italdesign vai levar para o Salão de Genebra (Suíça), em março, o Speciali, um esportivo com carroceria de fibra de carbono e motor central. Mais do que apenas um conceito, o modelo terá cinco unidades produzidas. Elas usarão um chassi modular construído com uma combinação de alumínio e fibra de carbono.
O motor das unidades de rua será o V10 de 5,2 litros usado por Audi R8 e Lamborghini Huracán. Por enquanto, os números de potência do Speciali não foram revelados, mas no R8 e no Huracán o propulsor gera 610 cv.
A Italdesign só informa por enquanto o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h, que o Speciali deve levar 3,2 segundos para cumprir, e a velocidade máxima, de 330 km/h. Os números também são praticamente idênticos aos de Audi e Lamborghini.
O visual é o maior diferencial do modelo, que tem linhas bem mais agressivas que as dos dois outros superesportivos. A carroceria tem muitas entradas e saídas de ar, e ângulos bem pronunciados, que lembram muito os Lamborghini Veneno. É com os esportivos da marca italiana, aliás, que o Speciali tem maior familiaridade.
As cinco unidades serão produzidas na fábrica da Italdesign em Turim, na Itália. Os modelos serão feitos ainda em 2017 e vendidos sob a marca Italdesign Automobili Speciali, a divisão de carros de “passeio” da Italdesign. Cada unidade custará cerca de US$ 1,6 milhão (que equivalem a R$ 4,9 milhões).