Quem roda pelas ruas e avenidas da capital sabe: o asfalto de São Paulo está uma buraqueira só, algo comum em períodos chuvosos, como o verão. Os buracos podem danificar seriamente pneus e componentes da suspensão dos veículos que circulam pela cidade.
Buchas, terminais, amortecedores, rodas e pneus são maltratados pelas condições ruins do pavimento e sofrem quando o carro cai em uma cratera. Um dos sintomas mais perceptíveis para o motorista quando há algum problema é a trepidação no volante, em geral causada por rodas desbalanceadas.
Outro problema recorrente é a direção “puxar” para um dos lados, o que indica a necessidade de alinhamento do sistema. Corrigir essas falhas custa cerca de R$ 120 em oficinas especializadas.
Além de melhorar o conforto para quem está no veículo, esse serviço previne problemas futuros, como desgaste irregular e acelerado dos pneus.
Em caso de impactos frequentes, os amortecedores começam a vazar fluido e a perder eficiência antes da hora. Se isso acontecer, será preciso trocá-los (sempre aos pares, no mesmo eixo).
As peças da dianteira para um Onix custam R$ 483 nas concessionárias Chevrolet. Esse valor é apenas das peças – não inclui a mão de obra.
As buchas e coxins de sustentação das suspensão também sofrem e podem deixar de fazer seu trabalho adequadamente. Com isso, a suspensão passa a fazer barulho e a dar pancadas secas de fim de curso. O kit com quatro buchas para um Chevrolet Cobalt sai por cerca de R$ 250.
Cuidado com as bolhas. Os pneus são os itens que mais sofrem com os buracos. Além de cortes e furos, que podem inutilizá-los, as pancadas causam as perigosas bolhas.
Nesse caso, a troca deve ser feita logo, já que pode haver ruptura da estrutura interna do pneu e vazamento de ar. Isso significa que se o pneu for submetido a um grande esforço, poderá estourar.
A dica é: se o carro sofrer pancadas fortes, procure um especialista o quanto antes para checar pneus e suspensão.
TOME NOTA
De olho na pista. Se os buracos estão em caminhos conhecidos, tente memorizá-los para evitá-los.
Escola de samba. Ruídos estranhos na parte de baixo podem indicar falhas. Procure logo uma oficina.
Alinhamento. Se o volante puxa para um dos lados, é quase certo que a direção tem de ser alinhada.
Balanceamento. Vibração no volante é sinal de rodas desbalanceadas. O reparo parte de R$ 120.