A Dodge acabou com o mistério e revelou finalmente o Challenger SRT Demon, novo topo de linha da companhia. Com 843 cv, o modelo ficará acima do SRT Hellcat, até então carro mais potente da montadora. O carro é uma das estrelas do Salão de Nova York, nos EUA.
Para extrair tamanha potência, a Dodge retrabalhou o motor V8 6.2 Supercharged utilizado no Hellcat e que nele entregava 710 cv. Para isso, instalou um compressor mecânico maior, de 2,7 litros, aumentou a pressão de 11,6 psi para 14,5 psi, e colocou novos pistões, bielas e válvulas, além de bombas de combustível de dois estágios.
Além de todas essas mudanças, o limite de giro do motor foi elevado de 6.200 rpm para 6.500 rpm devido ao fortalecimento das partes internas e por causa das três novas fontes de admissão de ar (no capô, os faróis falsos e duas entradas nas extremidades do para-choque).
Ele acelera de 0 a 100 km/h em 2,3 segundos e pode fazer o quarto de milha (400 m) em 9,65 segundos, a uma velocidade de 225 km/h. Fora isso, ele é o primeiro carro de produção a levantar as rodas na arrancada.
Outro fato único no Demon é que só ele entre os carros de produção pode ser alimentado por gasolina comum (91 octanas) ou de competição (100 octanas). Entre os itens que acompanham o carro há um módulo de controle do powertrain que libera os 843 cv.
Assim como o Hellcat, ele tem duas chaves, uma vermelha e uma preta. Com a vermelha e abastecido com gasolina de corrida a potência máxima de 843 cv é liberada, enquanto que com a mesma chave e combustível normal surgem “só” 811 cv. Com a chave preta, a potência fica restrita aos 503 cv.
A transmissão é automática de oito marchas com uma série de melhorias no conversor de torque que está com um aumento de 18% na multiplicação de torque e que trabalha em conjunto com o freios de transmissão – sistema utilizado em carros de arrancada para largar mais rápido, mantendo o giro em 2.350 rpm.
Com 90 quilos a menos que o Hellcat, o Demon de regime retirou o banco do passageiro dianteiro, o assento traseiro, 16 alto-falantes, e fez uso de barras anti-rolagem ocas, pinças de freio de alumínio e removeu alguns fios. Os bancos podem ser adquiridos como opcionais por US$ 1 cada.
Com produção programada para o meio do ano, o Dodge SRT Demon terá 3 mil unidades para os Estados Unidos e 300 unidades para o Canadá. Os preços ainda não foram anunciados.
Demon foi proibido nas pistas de arrancada. Ele nem começou a ser produzido e já está proibido nas pistas de arrancada dos Estados Unidos coordenadas pela NHRA, uma espécie de FIA das competições de arrancada.
O tempo de 9,65 segundos e velocidade máxima de 225 km/h no quarto de milha (400 metros) superam as marcas permitidas pela NHRA para carros de rua que são de 9,99 segundos e 216 km/h de velocidade máxima. Se quiser disputar qualquer prova terá que adotar os protocolos de segurança da categoria, como extintores e gaiola de segurança.
1/13
Dodge Challenger SRT Demon
Dodge Challenger SRT Demon usa um motor V8 6.2, o mesmo do Hellcat, mas recebeu um compressor mecânico maior para atingir os 843 cv de potência usando gasolina de competição. O câmbio automático de oito marchas tem freio de transmissão para garantir largadas rápidas e limpas nas arrancadas
2/13
Dodge Challenger SRT Demon
Dodge Challenger SRT Demon usa um motor V8 6.2, o mesmo do Hellcat, mas recebeu um compressor mecânico maior para atingir os 843 cv de potência usando gasolina de competição. O câmbio automático de oito marchas tem freio de transmissão para garantir largadas rápidas e limpas nas arrancadas
3/13
Dodge Challenger SRT Demon
Dodge Challenger SRT Demon usa um motor V8 6.2, o mesmo do Hellcat, mas recebeu um compressor mecânico maior para atingir os 843 cv de potência usando gasolina de competição. O câmbio automático de oito marchas tem freio de transmissão para garantir largadas rápidas e limpas nas arrancadas
4/13
Dodge Challenger SRT Demon
Dodge Challenger SRT Demon usa um motor V8 6.2, o mesmo do Hellcat, mas recebeu um compressor mecânico maior para atingir os 843 cv de potência usando gasolina de competição. O câmbio automático de oito marchas tem freio de transmissão para garantir largadas rápidas e limpas nas arrancadas
5/13
Dodge Challenger SRT Demon
Dodge Challenger SRT Demon usa um motor V8 6.2, o mesmo do Hellcat, mas recebeu um compressor mecânico maior para atingir os 843 cv de potência usando gasolina de competição. O câmbio automático de oito marchas tem freio de transmissão para garantir largadas rápidas e limpas nas arrancadas
6/13
Dodge Challenger SRT Demon
Dodge Challenger SRT Demon usa um motor V8 6.2, o mesmo do Hellcat, mas recebeu um compressor mecânico maior para atingir os 843 cv de potência usando gasolina de competição. O câmbio automático de oito marchas tem freio de transmissão para garantir largadas rápidas e limpas nas arrancadas
7/13
Dodge Challenger SRT Demon
Dodge Challenger SRT Demon usa um motor V8 6.2, o mesmo do Hellcat, mas recebeu um compressor mecânico maior para atingir os 843 cv de potência usando gasolina de competição. O câmbio automático de oito marchas tem freio de transmissão para garantir largadas rápidas e limpas nas arrancadas
8/13
Dodge Challenger SRT Demon
Dodge Challenger SRT Demon usa um motor V8 6.2, o mesmo do Hellcat, mas recebeu um compressor mecânico maior para atingir os 843 cv de potência usando gasolina de competição. O câmbio automático de oito marchas tem freio de transmissão para garantir largadas rápidas e limpas nas arrancadas
9/13
Dodge Challenger SRT Demon
Dodge Challenger SRT Demon usa um motor V8 6.2, o mesmo do Hellcat, mas recebeu um compressor mecânico maior para atingir os 843 cv de potência usando gasolina de competição. O câmbio automático de oito marchas tem freio de transmissão para garantir largadas rápidas e limpas nas arrancadas
10/13
Dodge Challenger SRT Demon
Dodge Challenger SRT Demon usa um motor V8 6.2, o mesmo do Hellcat, mas recebeu um compressor mecânico maior para atingir os 843 cv de potência usando gasolina de competição. O câmbio automático de oito marchas tem freio de transmissão para garantir largadas rápidas e limpas nas arrancadas
11/13
Dodge Challenger SRT Demon
Dodge Challenger SRT Demon usa um motor V8 6.2, o mesmo do Hellcat, mas recebeu um compressor mecânico maior para atingir os 843 cv de potência usando gasolina de competição. O câmbio automático de oito marchas tem freio de transmissão para garantir largadas rápidas e limpas nas arrancadas
12/13
Dodge Challenger SRT Demon
Dodge Challenger SRT Demon usa um motor V8 6.2, o mesmo do Hellcat, mas recebeu um compressor mecânico maior para atingir os 843 cv de potência usando gasolina de competição. O câmbio automático de oito marchas tem freio de transmissão para garantir largadas rápidas e limpas nas arrancadas
13/13
Dodge Challenger SRT Demon
Dodge Challenger SRT Demon usa um motor V8 6.2, o mesmo do Hellcat, mas recebeu um compressor mecânico maior para atingir os 843 cv de potência usando gasolina de competição. O câmbio automático de oito marchas tem freio de transmissão para garantir largadas rápidas e limpas nas arrancadas