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Jeep Compass falha em simulação de off-road
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Jeep Compass falha em simulação de off-road

Em pista de testes que simula situação off-road no Salão de Nova York, Jeep Compass falha em vencer um king

13 de abr, 2017 · 3 minutos de leitura.

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 Jeep Compass falha em simulação de off-road
Compass não conseguiu realizar a manobra de subida no king

A Jeep se vangloria de seu DNA off-road, se sua veia fora de estrada em cada veículo que fabrica, alguns com mais capacidade, outros com menos, é claro. Mas nesse vídeo esse DNA não esteve tão firme.

Durante o Salão de Nova York, que abre as portas no dia 14 ao público, a Jeep montou uma pista que simula uma série de obstáculos off-road, um deles o famoso king, que é uma subida e descida de inclinação íngreme.

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Segundo o Roadshow, que foi o site que postou o vídeo, o fracasso foi uma combinação de chuva, pneus de série e grelhas de metal. É possível ver que ele tenta uma série de vezes vencer a subida, mas não consegue passar da entrada por causa da falta de aderência.

Vale citar que nos Estados Unidos, o Compass é oferecido unicamente com o motor 2.4 Tigershark, o mesmo que equipa a versão intermediária da picape Toro flexível no Brasil, e não conta com o bom 2.0 turbodiesel que talvez melhorasse o torque para a tentativa de subida.


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Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.