A Renault está começando os trabalhos de divulgação do Kwid, novo compacto da marca para o Brasil, e duas das peças publicitárias que começaram a ser divulgadas fazem piadas com o espaço interno e a altura em relação ao solo do Volkswagen Up!.
Em uma delas, a Renault quer mostrar que o espaço interno do Kwid é melhor que o do Up! para pessoas altas. Segundo a marca, no alemão, se o ocupante for muito grande, pode ficar corcunda. Na outra, a família é obrigada a descer do carro para passar por uma lombada por causa do vão livre em relação ao solo, que seria muito baixo no Up!.
Isso serve para a marca francesa reafirmar a proposta de que o Kwid é um SUV compacto já que, segundo as regras do Inmetro, o carro se encaixa na categoria pelas medidas de ângulo de ataque e de saída mínimos de 25º e 20º, respectivamente, e pela altura livre mínima do solo de 200 mm.
Com lançamento programado para o segundo semestre, a missão do Kwid é a de substituir o Clio como carro de entrada da Renault no País. O modelo vai atender a mesma categoria de Up!, Onix, HB20 e Ka, entre outros, mas com esse apelo de ser um pequeno SUV. A Renault já confirmou que o motor será um 1.0 três cilindros, o mesmo do Sandero, de até 82 cv, e que ele terá quatro air bags.