Viajar é bom, né? Ainda mais se for de classe executiva. Além de repousar tranquilamente em trechos longos (como para EUA, Europa e Ásia), contando com assentos que viram camas (na maioria das companhias aéreas) e longe do aperto da econômica, o passageiro tem outras facilidades que eliminam os principais inconvenientes das viagens internacionais.
Todas as companhias oferecem prioridade no check in e na entrega de bagagens. As salas VIPs são obrigatórias. Algumas são pequenas e não muito sofisticadas, como a maioria que está localizada nos terminais 1 e 2 do Aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo. Outras, enormes e luxuosas, oferecem facilidades como banheiros individuais, salas de repouso, serviço de massagem e até restaurantes a la carte com menus idealizados por chefes renomados.
Há ainda, em alguns casos, prioridade na passagem pelo raio-X e pela imigração. Essas facilidades são encontradas, geralmente, em aeroportos que são os “hubs” das companhias aéreas – como o de Madri, para a Iberia, e os de Frankfurt e Munique, para a Lufthansa.
Mas todo esse luxo tem alto preço. Um bilhete de executiva pode custar até quatro vezes mais que o de econômica. Veja o exemplo: partindo de São Paulo na primeira quinzena de agosto, um bilhete da TAM para Paris custa, em média, R$ 3 mil na classe econômica (sem taxas). Na business, o valor sobe para R$ 14 mil.
Em breve, vou preparar um post com avaliações sobre as classes executivas nas quais já viajei, além de dicas para pagar mais barato no bilhete aéreo, assim como emiti-los ou fazer upgrade usando milhas. Por ora, fiquem com o ranking do Skytrax, conceituado site de aviação cuja lista anual é referência no setor.
O ranking é de 2013; o Skytrax divulgou nesta semana a lista das melhores companhias de 2014 (leia aqui). A das mais conceituadas classes executivas, porém, ainda não saiu.
AS DEZ MELHORES CLASSES EXECUTIVAS
1 – Qatar Airways (Catar)
2 – Oman Air (Omã)
3 – Singapore Airlines (Cingapura)
4 – Cathay Pacific Airways (Hong Kong)
5 – Etihad Airways (Emirados Árabes Unidos)
6 – Swiss Air (Suíça)
7 – Qantas Airways (Austrália)
8 – Hainan Airlines (China)
9 – Emirates (Emirados Árabes Unidos)
10 – Turkish Airlines (Turquia)
Newsletter Jornal do Carro - Estadão
Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.