Em uma entrevista em Tóquio, o presidente da Daihatsu, Soichiro Okudaira, afirmou que a Daihatsu trabalha para retornar ao Brasil e brigar pelo segmento de carros compactos de baixo custo, como parte do planejamento da Toyota, empresa a qual a marca pertence, para crescer no País.
A Toyota, que hoje é a segunda maior fabricante de automóveis do mundo, quer usar a expertise da Daihatsu em carros compactos, baratos e confiáveis em seus próprios veículos enquanto briga com os altos custos globais e a díficil competição para aumentar a sofisticação de seus carros.
“Existe um mercado para carros compactos em locais como o Brasil”, disse Okudaira. “A Toyota vende carros similares [aos nossos] pela Ásia e América do Sul, e o Brasil tem sido um mercado importante para modelos como Corolla, contudo eles estão em uma segmento ligeiramente maior”, completou.
O executivo, que foi engenheiro-chefe das duas últimas gerações do Corolla antes de ser realocado para assumir a Daihatsu, não quis dar mais detalhes de quando ou qual seria a capacidade inicial de entrada da marca no Brasil.
Atualmente a Toyota tem cerca de 9% de participação no mercado automotivo no Brasil, onde seu menor carro é o Etios, que parte de R$ 46.090, fora isso, o lineup só cresce para o Corolla, Camry, Prius, RAV4 e Hilux e SW4.