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Kia confirma apresentação do Stonic para julho
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Kia confirma apresentação do Stonic para julho

Crossover deve ser oferecido em duas opções de motores e chega ao mercado no início de 2018

19 de jun, 2017 · 2 minutos de leitura.

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Crédito:Kia

O lançamento do Stonic, o novo crossover da Kia, ganhou uma data oficial. Segundo o vice-presidente da companhia sul-coreana, Lee Hyong-keun, o veículo deverá chegar ao mercado no mês de julho, logo após o SUV compacto da Hyundai, o Kona.

Com foco no segmento B, o Stonic possui linhas incomuns e, como mostram desenhos e flagras, deve herdar muitas características do Kona. O executivo da Kia destacou a importância do lançamento em sequência: “esperamos que o Hyundai vá bem primeiro”.

Uma das heranças do Kona está no motor. O Kia Stonic provavelmente terá um propulsor 2.0 naturalmente aspirado com quatro cilindros em linha que gera 149 cv e 18 mkgf de torque disponíveis, trabalhando em conjunto com um câmbio automático de seis marchas.

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Outra opção disponível será um motor 1.6 com turbo com 177 cv e 26 mkgf de torque. O Stonic estará no Salão de Frankfurt, em setembro, e no Salão de Los Angeles em novembro. As vendas devem começar somente nos primeiros meses de 2018.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.