Após um longo período de terapia, o Peugeot 3008 se encontrou. A crise de identidade entre uma perua alta e um utilitário-esportivo passou, e a segunda geração do modelo optou pelo estilo mais “jipe”. Agora, o carro chega em versão única com valor de pré-venda de R$ 135.990. Para os 30 primeiros compradores, a Peugeot dará um patinete elétrico.
Fabricado na França, o 3008 vem com uma ampla lista de itens de série, para brigar na categoria de utilitários-esportivos médios, liderada pelo Jeep Compass (R$ 103.490).
O Peugeot tem seis air bags, controle de estabilidade, distribuição eletrônica de frenagem, sistema de fixação Isofix para assentos infantis, assistente de partida em rampa, acionamento automático dos faróis e limpadores de para-brisa, faróis full-LED, sensores de obstáculos na frente e atrás, câmera na traseira, controle de velocidade de cruzeiro, ar-condicionado de duas zonas, bancos dianteiros com ajustes elétricos e massageador, painel de instrumentos virtual de 12,3”, central multimídia com tela de 8” com integração com Android Auto e Apple Car Play, carregamento de celular por indução, etc.
Sob o capô estão os conhecidos motor 1.6 turbo de 165 cv e 24,5 mkgf a gasolina e o câmbio automático de seis marchas, que não sofrem para mover os 1.567 kg do 3008. Mas, com quatro adultos a bordo e porta-malas cheio, o quatro-cilindros trabalha no limite.
Graças ao torque disponível a apenas 1.400 rpm, o Peugeot vai bem. O câmbio automático tem marchas bem escalonadas e sempre seleciona a marcha ideal, conforme a necessidade.
Desenvolvido sobre a nova plataforma modular para veículos médios da Peugeot, batizada de EMP2, o 3008 se destaca pelo bom comportamento em curvas. A direção é direta, e as suspensões têm boa calibragem, o que evita que a carroceria role muito. Contudo, os amortecedores tendem a “bater seco” em buracos.
Por dentro, o visual é de um carro futurista, com botões que lembram chaves de comandos de avião. O acabamento tem boa qualidade e no painel há plástico suave ao toque e tecido, além de um material que imita alumínio. Os instrumentos são voltados para o motorista, o que favorece a ergonomia.
O volante pequeno, como o do 208, oferece boa pegada e cria uma sensação de esportividade, enquanto os bancos seguram bem os ocupantes.
Prós
Dirigibilidade
Construção sólida, direção refinada e estabilidade em curvas fazem do 3008 um carro gostoso de guiar, apesar de ser um SUV.
Contras
Motor
O 1.6 turbo não é um motor ruim, mas com certeza ele está trabalhando no limite para um carro no porte do 3008 quando estiver totalmente carregado.
Ficha técnica
Preço sugerido
R$ 135.990
Motor
1.6, 4 cil., 16V, turbo, gasolina
Potência (cv)
165 a 6.000 rpm
Torque (mkgf)
24,5 a 1.400 rpm
Câmbio
Automático, 6 marchas
Porta-malas
520 litros