Você está lendo...
‘Chapolin’ tem simpatia e carisma a toda prova
Carro do leitor

‘Chapolin’ tem simpatia e carisma a toda prova

VW Passat LS 1976 do analista financeiro Willian Spera já encantou até policiais

Thiago Lasco

03 de jul, 2017 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

Crédito: Rafael Arbex/Estadão
Crédito:

As heroicas aparições de Chapolin vêm sendo raras: hoje, ocorrem somente a cada dois meses, e de preferência nas primeiras horas do dia – quando não há nem sinal de confusão nas ruas.

“Chapolin” é o apelido do Volkswagen Passat LS 1976 que o analista financeiro Willian Spera mantém com extremo zelo. O cupê sai da garagem, onde fica guardado sob duas capas, apenas em dias de eventos do Clube do Passat, do qual Spera é sócio. Ou para ir ao posto de gasolina, para reabastecer o tanque e calibrar os pneus.

“Até gosto de curti-lo em movimento, mas tenho medo de sair com ele e acontecer alguma coisa”, justifica o proprietário, que é fã de carteirinha da VW – já teve outro Passat, um Gol “quadrado” e quatro exemplares de Voyage, e hoje possui também um Fox (a versão do Voyage que foi exportada para os Estados Unidos) de 1991.

Publicidade


Hoje com 32 anos, ele não era sequer nascido quando o Passat teve seu apogeu. Assim, a paixão pelo modelo não tem nenhum traço de saudosismo. “Quando comecei a pesquisar carros antigos, aos 16 anos, fiquei encantado com a frente de faróis redondos que o Passat teve em sua primeira fase, de 1974 a 1978”, explica o analista.

Antes de encontrar Chapolin, Spera avaliou pelo menos três dezenas de exemplares, muitos com a originalidade desvirtuada ou peças faltando. A busca terminou em 2008, graças a um anúncio na internet. “Eu e um amigo fomos até São Carlos, no interior paulista. Quando vi o carro, foi amor à primeira vista”, ele conta.

O analista pagou R$ 6 mil pelo VW. No caminho de volta para a capital, o amigo que o seguia em outro carro notou que o Passat estava vazando combustível. “O bocal do tanque havia se rompido e tive de vedar a peça com esparadrapo.”


Esse pequeno percalço não abalou o encanto de Spera por Chapolin, que nunca havia sido restaurado e precisou de poucas intervenções. A pintura em tom Vermelho Málaga e o revestimento de courvin do banco do motorista foram refeitos, assim como parte do assoalho.

“Graças a uma falha crônica dos Passat dessa época, a água da chuva entrava pelo quebra-vento e se infiltrava no piso do carro”, diz o dono, que gastou R$ 7 mil nessas melhorias.

Paixão. O investimento foi até pequeno perto da realização de Spera ao volante do carro que tanto quis. “Ele é ótimo de dirigir. O motor 1.5 de 65 cv é melhor que o de muito carro ‘mil’ por aí. E os bancos de mola são superconfortáveis”, elogia.


A nota destoante do Volkswagen fica para o câmbio de quatro velocidades, com um inconveniente já conhecido pelos fãs do Passat: nos primeiros anos de produção, os engates da ré e da primeira marcha eram muito próximos, o que às vezes levava o motorista a engrenar a marcha errada. “Mas já me acostumei”, garante o analista.

Spera e Chapolin formam uma dupla imbatível, que não tem a menor pretensão de se dissolver. “Já recebi propostas para vendê-lo, mas esse carro vai ficar comigo para o resto da vida. O Passat é uma paixão de todos. Quem não teve um exemplar na família?”, derrete-se.

“Com ele, já fui parado pela polícia rodoviária em um posto de pedágio. Mas foi porque gostaram do carro e queriam conhecer a história dele. E ainda me deram os parabéns por ele estar tão original.”


Pelo visto, a astúcia desse Chapolin também não conhece limites.

Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.