O nome Audi, segundo o CEO da marca, Rupert Stadler, vem da palavra audire, ouvir em latim no modo imperativo. Mas, além de escutar, o lançamento da montadora durante seu evento anual de tecnologia, a quarta geração do sedã A8, chega ao mercado mais para ler e pensar e desembarca no Brasil no segundo semestre de 2018 para brigar com o Mercedes Classe S e o BMW Série 7.
Ele é o primeiro carro mundial com nível de automação 3, em que já não é mais necessário colocar as mãos no volante a até 60 km/h. Isso se deve a inteligência artificial do carro, que foi aprimorada, e ao sistema traffic jam, que junta todas as informações dos sensores e faz o sedã de luxo andar sozinho lendo placas de trânsito, velocidades dos carros na frente e atrás, tangência de curvas e muito mais.
Para o avançado sistema funcionar, o novo A8 tem 12 sensores ultrassônicos, quatro câmeras de 360 graus, uma câmera na parte de cima do para-brisa, um radar em cada quina do carro, uma câmera infravermelha e um scanner a laser na frente – usado pela primeira vez em um carro de produção – e os faróis de laser que até então só tinham aparecido no Audi R8 e no BMW i8.
Há ainda uma câmera que monitora o motorista para ver se ele dormiu. Em caso positivo, um alerta sonoro é iniciado. Se for ignorado, o carro para e encosta. Por meio de um app de celular, o myAudi, o dono do A8 também poderá mandar que o carro estacione sozinho e que venha lhe buscar na porta se o modelo estiver na garagem.
O A8 tem uma suspensão a ar com um sistema que lê buracos e as condições do piso e antecipam os impactos, deixando sempre a o chassi o mais neutro possível, gerando mais conforto. Em caso de uma colisão lateral iminente, a suspensão inteligente levanta a lateral do A8 em 8 cm para que o outro carro bata na parte estrutural mais rígida do sedã e diminua o dano aos ocupantes.
Por ser um carro de muito luxo, o A8 tem alguns mimos que fogem do padrão. O mais significativo é um massageador de pés que fica na parte de trás do banco do carona e pode ser utilizado por proprietários que usem o serviço de chofer – ou que queiram ficar parados no estacionamento recebendo o agrado.
Movendo o A8 há duas opções de V6, a gasolina e a diesel. O primeiro tem 340 cv e o segundo, 286 cv, mas com mais torque. Há ainda duas outras variantes V8, também com os dois combustíveis. O TFSI (gasolina) gera 460 cv e o TDI (diesel), 435 cv. Para o ano que vem, o monstruoso 6.0 W12 entra em ação na versão de topo com 585 cv e 82 mkgf. O câmbio é sempre automático de oito marchas.