A Audi pode ter que suspender as vendas dos modelos A4, A5, S4 e S5 com motor 2.0 a gasolina na Europa. De acordo com a publicação Motoring, os carros não estariam atingindo o consumido divulgado pela marca.
No caso do A4 e do A5, a marca teria adotado um motor elétrico no lugar do alternador convencional para dar a partida no motor, o que geralmente melhora a economia de combustível, mas que nesse caso piorou os números.
De acordo com a Audi, o sistema adicionou 0,2 L/100 km acima do novo ciclo de consumo adotado na Europa. “Você não tem o sistema semi híbrido funcionando no ciclo de teste. Não há o efeito da tecnologia sobre o consumo padrão, mas como consumidor você terá o efeito e o benefício, é pior no laboratório (de teste), mas melhor na estrada”, declarou um porta-voz da companhia.
Já no caso dos esportivos S4 e S5, a mudança de um software que gerencia o motor V6 3.0 turbo que equipa os dois modelos levou ao aumento de consumo inicialmente divulgado pela companhia alemã.
Atualmente, a Audi aguarda a aprovação do governo alemão para realizar as alterações necessárias nos modelos envolvidos e admite que isso pode levar até dois meses para ocorrer.