O Gol, carro que liderou consecutivamente as vendas no Brasil por mais longo período – 26 anos -, pode experimentar novamente o gostinho de estar próximo ao topo. Nos quinze primeiros dias de julho, ele foi o terceiro carro mais vendido do País, de acordo com dados preliminares obtidos pelo Jornal do Carro.
O modelo da Volkswagen teve 3.472 emplacamentos na primeira quinzena. O líder Chevrolet Onix somou 7.085 unidades vendidas. Já o Hyundai HB20 registrou 4.217 emplacamentos.
Desde o início do ano, o Gol vinha constantemente ocupando a quinta posição do ranking. No ano passado, ele chegou a ficar fora do top 20 – em parte por causa de problemas de produção.
Se confirmar o terceiro lugar no fechamento de julho, esta será a melhor posição do Gol no ranking do ano.
SANDERO
O Ka, modelo que mais constantemente aparece em terceiro lugar do ranking, na primeira quinzena ficou em quarto. O Ford teve 3.299 unidades vendidas.
Já o Sandero, que havia sido terceiro apenas em junho, viu suas vendas despencarem no resultado parcial. Na primeira quinzena de julho, o modelo da Renault registrou apenas 2.587 emplacamentos.
GALERIA: OS LANTERNAS DE CADA SEGMENTO NO 1º SEMESTRE
1/11
HATCH COMPACTO - CITROËN C3: 4.528 UNIDADES
Listamos os modelos menos vendidos de cada segmento no primeiro semestre de 2017. Muitos nem chegam ser carros ruins, mas ainda assim venderam no semestre menos que a média mensal dos líderes de cada segmento. Confira!
2/11
HATCH MÉDIO - PEUGEOT 308: 578 UNIDADES
3/11
SEDÃ COMPACTO - JAC J3 TURIN: 184 UNIDADES
4/11
SEDÃ MÉDIO - MITSUBISHI LANCER: 384 UNIDADES
5/11
SEDÃ GRANDE - HYUNDAI AZERA: 65 UNIDADES
6/11
PERUA COMPACTA - VW SPACECROSS: 43
7/11
PERUA MÉDIA - VOLVO V60: 33 UNIDADES
8/11
MONOVOLUME - MERCEDES-BENZ CLASSE B: 46 UNIDADES
9/11
SUV COMPACTO - LIFAN X60: 651 UNIDADES
10/11
SUV MÉDIO - HONDA CR-V: 580 UNIDADES
11/11
SUV DE LUXO - MERCEDES-BENZ GLE: 270 UNIDADES
Esse número garante ao Sandero apenas o oitavo lugar no resultado parcial.
Assim, o modelo que aparece na quinta posição é o Corolla (3.105 emplacamentos). O sedã médio, portanto, volta a ocupar a mesma colocação em que encerrou o ano de 2016.
O sexto mais vendido na primeira quinzena de julho foi o Chevrolet Prisma (3.046) e o sétimo, a Fiat Toro (2.736). A nona posição ficou com o Jeep Compass (2.212). A Volkswagen Saveiro fecha o top 10 (2.028).
VEJA TAMBÉM: CARROS QUE ESTÃO EM PROMOÇÃO
1/7
MODELOS EM FIM DE CICLO COM BONS DESCONTOS
Modelos em fim de ciclo costumam ser boas compras para consumidores que buscam a segurança de um carro novo, mas não fazem tanta questão de ter na garagem a versão mais atualizada possível. A nova geração do Volkswagen Tiguan, já apresentada na Europa, só chega ao Brasil no primeiro semestre do ano que vem. A atual é vendida no País em configuração única, com motor 1.4 TSI de 150 cv. Na Amazon Sumaré (zona oeste), o catálogo de entrada, com pintura sólida e tabela de R$ 128.300, sai por R$ 119.900.
2/7
VW TIGUAN
Na VW Green (zona leste), o Tiguan com pacote Elegance (que inclui itens como ar-condicionado de dupla zona, câmera de ré, retrovisores externos com ajuste elétrico e aquecimento e mesinhas dobráveis para os passageiros do banco de trás) teve o preço reduzido de R$ 134.000 para R$ 128.490.
3/7
FIAT PUNTO
Com a chegada do Argo, o Fiat Punto saiu de mansinho pela porta dos fundos, sem direito a despedida. Quem ainda quiser adquirir um exemplar zero-quilômetro do hatch médio terá dificuldade, pois praticamente não há mais exemplares do modelo nas concessionárias. Na Auguri, na Freguesia do Ó (zona norte), há uma última unidade da versão Attractive, com motor 1.4, na cor Vermelho Alpine. Equipado com o Kit Italia (central multimídia com comando de voz e bluetooth, volante em couro com comandos do som, retrovisores com ajuste elétrico, alarme, rodas de liga leve de 15" e faróis de neblina), ele está sendo oferecido a R$ 49.500 - a tabela é de R$ 55.856.
4/7
FORD ECOSPORT
No caso do Ford EcoSport, o fim do ciclo se deve à chegada da linha 2018 - com novos motores e câmbios (o problemático automatizado Powershift foi finalmente aposentado), reestilização da dianteira e uma extensa atualização da cabine, que recebeu melhorias no acabamento e painel redesenhado. Quem quiser insistir no modelo 2017 vai encontrar descontos atrativos em toda a rede Ford. Na Caoa Ibirapuera (zona sul), a versão de entrada SE com câmbio manual e pintura sólida está sendo vendida por R$ 66.990, ante os R$ 72.800 da tabela oficial.
5/7
FORD ECOSPORT
Já a opção intermediária Freestyle, com motor de 1,6 litro, tem bons descontos na Sonnervig Vila Guilherme (zona norte). Com câmbio manual, o preço foi reduzido de R$ 80.300 para R$ 71.900; já com a caixa automatizada Powershift, caiu de R$ 85.300 para R$ 76.900.
6/7
FORD ECOSPORT
Da versão de topo do utilitário, Titanium, com motor 2.0 e câmbio Powershift, restam duas unidades no estoque da Ford Studio Sumaré (zona oeste). Elas estão sendo vendidas a R$ 83.900 - o preço sugerido pela montadora era de R$ 94.700.
7/7
FIAT WEEKEND
Outro modelo que já está no fim da carreira é a perua Weekend. A Fiat Sinal da Vila Sônia vende a versão Attractive com ar-condicionado com desconto, de R$ 63.727 por R$ 59.900. Para quem quiser um modelo 2016/2017 zero-km, há ainda um Palio Attractive 1.8 com abatimento de quase R$ 9 mil: de R$ 79.436 por R$ 71.000.