A BMW preparou uma edição especial para comemorar os 40 anos do Série 7. A edição “40 Anos” será apresentada oficialmente em setembro, no Salão de Frankfurt, Alemanha, e terá produção limitada a 200 unidades.
Entre os detalhes, a série comemorativa do sedã de luxo traz emblemas relativos à data na coluna central, na soleira das portas, nos encostos de cabeça dos bancos e no lado direito do painel.
São duas opções de cores metálicas (prata e “petróleo”), e o modelo vem ainda com rodas aro 20 e kit “M” (da divisão Motorsport).
Por dentro, a combinação bicolor de couro reveste os quatro bancos individuais, e pode-se optar entre acabamento preto brilhante ou madeira de eucalipto.
Quanto à motorização, a edição de aniversário estará disponível nas opções de seis, oito e 12 cilindros, e com carroceria normal e longa.
Tradicionalmente, o BMW Série 7 sempre foi o primeiro carro da marca a trazer os itens mais avançados em termos de tecnologia. Quando chegou, em 1977, o sedã oferecia check control. O modelo também foi o primeiro automóvel alemão da época do pós-guerra com motor de 12 cilindros, em 1987. Em 1994, foi o pioneiro entre os veículos europeus ao trazer sistema de navegação.
Atualmente na sexta geração, o sedã tem carroceria que mistura fibra de carbono, alumínio e aço. Os faróis são de laser, e a barra estabilizadora possibilita nivelamento automático.